Morada: Rua Vasco da Gama, 35 | 2600-529 Alhandra
Telefone: 219 511 838
Email: tertulia.atoireira@gmail.com
Assembleia Geral
Direção
Conselho Fiscal
À imagem de muitas outras tertúlias, a "Alhandra, a Toireira" surgiu de um grupo estável de amigos de longa data que há muito se reuniam para, em conjunto, assistirem a espetáculos e corridas taurinas (em Portugal e Espanha).
Se bem que alguns cafés e restaurantes se tenham constituído durante largos anos como os locais de encontro para aqueles que viriam a constituir a tertúlia, começou a surgir nestes a vontade de possuírem um espaço próprio, privado e independente, no qual pudessem representar o vasto ideário com o qual se sentiam identificados.
Encontrando-se certo dia a jantar no "Restaurante São Domingos" em Elvas (1992)*, e após terem assistido a uma corrida de toiros em Mérida, alguns dos que viriam a ser os fundadores da tertúlia decidiram por unanimidade e com grande entusiasmo dar os primeiros passos na procura daquela que viria a ser a primeira sede do grupo, que acabaria por ficar instalada na Rua Manuel António, nº 17 (Alhandra).
Aproximadamente um ano depois (Outubro - Novembro de 1993), a tertúlia, e por razões que se prendiam com o crescente aumento do número de tertulianos e respetiva necessidade de alargamento do espaço da sede, muda-se para a sua atual localização, a qual se inscreve já, e de forma bastante marcante, nos corpos de referência das gentes de Alhandra.
A escolha da designação 'Alhandra a Toireira" advém diretamente da forma como o escritor Almeida Garrett se referiu a Alhandra na sua obra Viagens na Minha Terra. (...) Quando demos o nome à tertúlia pensámos de certa forma no livro de Almeida Garrett, isto porque nele encontram-se muitas das ideias que queremos transmitir com a tertúlia (...).
O espaço físico no qual se localiza a tertúlia, e uma vez que se encontra em regime de arrendamento, é propriedade do senhor Lucílio de Carvalho, sendo as suas coleções propriedade de todos os seus membros.
DATA DE FUNDAÇÃO: 1 de Novembro de 1992.
FUNDADORES: Joaquim Alves da Costa, Abílio Lisboa Borges; Óscar Ribeiro dos Santos Palmela, José Luís Serra Pereira, Jorge da Conceição Borges, Álvaro Costa, Alfredo da Conceição Dias, João Júlio Palha, Fernando Rato, Manuel Luís Borges.
* Os informantes não se recordam do dia exato