Assembleia Geral
Direção
Conselho Fiscal
A coletividade surgiu do entusiasmo de um reduzido número de pescadores desportivos, dissidentes da secção de pesca do UDV, por não concordarem com a forma como a secção funcionava ao pretenderem fazer um concurso de pesca a nível nacional.
Estes foram: Victor Manuel Félix P. Ambrósio, Rogério da Silva Fortunato, Carlos do Nascimento Loureiro, que pensaram ser possível, um clube de pesca em VFX.
Com a intervenção do Dr. Vasco Moniz, pároco da freguesia e a colaboração do amigo Benjamim Conceição e de Fernando Martins, nessa altura Presidente da A.R.C.P.D.
Tendo-se iniciado a sua atividade como sede, nas instalações do C.A.S.I. e o apoio do funcionário Benjamim Conceição, deu-se a fundação do clube em 1 de Julho de 1963, com a designação de Clube Amadores de Pesca de Vila Franca de Xira.
Ao juntarem-se mais uns tantos fervorosos da modalidade passaram a utilizar a carrinha desta instituição para ida às provas e o CAP viria a ganhar a maioridade a todos os níveis, encontrando-se hoje com a sua sede social no centro da cidade.
Do seu palmarés constam muitas classificações a nível nacional, sendo de salientar a conquista da Taça de Ouro, do 50º aniversário do Sport Algés e Dafundo e a Taça Monumental do Cinquentenário do Clube "Os Águias de Alpiarça".
Para além de uma atividade intensa ao longo dos anos em provas a nível nacional, o CAP VFX orgulha-se por ter contribuído para o desenvolvimento em Portugal da Pesca Desportiva de Competição, com a participação dos seus pescadores em imensos concursos, que com sacrifício, devido à pouca ajuda monetária que o clube lhes pode dar para competir nas provas regionais individuais, de clubes, 1ª, 2ª e 3ª divisões, veteranos, iniciados, juvenis e juniores de onde se sagrou campeão ibérico nesta categoria, Pedro Levezinho, na Seleção Nacional de Pesca Desportiva de Rio.