CEBI - Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca

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Morada: Rua Maria Eduarda Segura de Faria, 2 - Quinta de Santa Maria | 2615-354 Alverca do Ribatejo

Telefone: 219 589 130 

Email: geral@fcebi.org

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Órgãos Sociais

Comissão Executiva

  • Ana Maria Lima - Presidente
  • Mónica Vidal - Vice Presidente
  • Fernando Moutinho - Vogal

Conselho de Administração

  • Ana Maria Lima - Presidente
  • Mónica Vidal - Vice Presidente
  • António Pereira - Vogal
  • António Santos - Vogal
  • Fernando Moutinho - Vogal

Conselho Fiscal 

  • Francisco Silva - Presidente
  • Fernando Rodrigues - Vogal
  • Fernando Barreiros - Vogal

História

As origens e a dinâmica própria da Fundação CEBI, que remontam a 1968, são indissociáveis da visão de futuro e capacidade de liderança do seu principal impulsionador: José Álvaro Vidal, personalidade ímpar que teve a sua história de vida intimamente ligada à obra que sonhou.

O processo de desenvolvimento da Fundação CEBI e as várias reconfigurações da sua estrutura orgânica tiveram sempre como objetivo melhorar a capacidade de resposta às necessidades sociais, educativas e de saúde da comunidade, como agente ativo de mudança - "O importante era ser útil aos outros, transformar os desejos em obra feita, fazer das preocupações soluções, construir oportunidades onde alguns só veriam obstáculos" - como referido no livro "Por Todos" editado aquando da celebração dos 40 anos da CEBI. 

Estes valores e princípios fundacionais são hoje continuados e assegurados pela Assembleia de Fundadores e Conselho de Administração. 

Destacamos alguns dos acontecimentos que recordam o caminho e a evolução até agora ocorridos. 

1968 

Surge a primeira ação, organizada por um grupo de voluntários, em torno da Paróquia de São Pedro de Alverca, que se consubstanciou na realização de uma colónia de férias para crianças e jovens. Dado o sucesso desta ação e a constatação da necessidade, manifestada pela população que crescera por via de um significativo desenvolvimento industrial da região, de acompanhamento das suas crianças durante o horário laboral dos pais, sobretudo das mães, foi criado, neste mesmo ano, o Jardim de Infância da Paróquia de S. Pedro de Alverca. Este projeto foi possível graças à cedência de espaço pelas OGMA, atual Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. e ao trabalho de colaboradoras em regime de voluntariado. 

1974 

A 31 de janeiro de 1974 foi publicado no "Diário de Governo" o estatuto do Centro de Bem Estar Infantil de Alverca do Ribatejo, como instituição particular de assistência de tipo associativo. Embora envolvido no projeto desde o início, José Álvaro Vidal surge então como o líder natural para levar por diante uma obra, que se iria tornar num pilar de grande e fundamental apoio à comunidade de Alverca. 

1976 

Um projeto como o que se estava a desenvolver carecia de mais espaço, mais qualidade e de mais financiamento. Neste ano foi celebrado o primeiro acordo de cooperação com o então Instituto de Obras Sociais, que assegurava parte dos custos com os recursos humanos afetos às atividades, até à lotação de 110 crianças. 

Com a crescente necessidade de ocupação das crianças, fora do horário escolar, foi criado neste mesmo ano a atividade ATL e o Gabinete de Apoio Psicopedagógico. 

1981 

Dada a utilidade e interesse do trabalho que o Centro vinha a realizar, bem como a necessidade de informar a população em geral, sobre os direitos da criança, é editado o primeiro número do jornal mensal - Despertar CEBI. 

1982 

O CEBI – Centro de Bem Estar Infantil de Alverca (IPSS) tendo por objetivo contribuir para a promoção e auxílio da população da Freguesia de Alverca, passa de uma intervenção de natureza exclusivamente socioeducativa, para uma intervenção comunitária. Neste mesmo ano, não tendo capacidade de resposta nas suas instalações para acolher mais crianças, adota uma ação pioneira que foi a criação da Creche Familiar, ou seja, uma rede de educadoras, devidamente escolhidas, preparadas e controladas, que passaram a receber crianças nas suas casas. 

1983 

Iniciou-se o apoio no Clube de Jovens a adolescentes que frequentavam o ciclo preparatório das escolas da região. Na década de oitenta a Instituição passou a ter Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, como resposta social no apoio a idosos. 

Foi ainda criado um Serviço de Fisioterapia acessível à população da região, alargando a intervenção aos domínios da saúde. 

1990 

Numa perspetiva de educação integrada, global e contínua o CEBI deu-se início às atividades do Externato-CEBI, lecionando o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

1991 

Na senda de corresponder às necessidades da comunidade onde está inserido, foi inaugurado o Lar para Idosos, um alvo absolutamente necessário no apoio social do CEBI. Está dotado de instalações convenientemente adaptadas para o fim em vista e com pessoal qualificado. 

1992 

A instituição alterou a sua designação social para CEBI – Centro Comunitário de Alverca do Ribatejo. 

1995 

Após um longo processo de transformação, a 25 de novembro, a CEBI foi constituída como Fundação. 

Neste mesmo ano, é criado o Centro de Emergência Social. Unidade de acolhimento temporário de crianças em risco de ambos os sexos, com idade até aos 12 anos, vítimas de violência ou abandono. 

1999 

Falecimento de José Álvaro Vidal, protagonista do principal impulso fundador da atual Fundação CEBI, a 12 de junho de 1999, o que foi profundamente sentido por todos os que se reconhecem nas linguagens do altruísmo e da filantropia. 

Em sua homenagem é atribuído o nome de José Álvaro Vidal ao Colégio. 

2002 

A 3 de junho, no concelho de Mafra, foi inaugurado o Centro de Recursos da Ericeira. O equipamento localiza-se em Fonte Boa dos Nabos, Ericeira, numa quinta de 16.000 m2, propriedade da Fundação. O Edifício é rodeado de espaços verdes e está distribuído por três pisos, oferecendo respostas sociais nas áreas da educação e ação social. 

2003 

O projeto educativo da Fundação alargou a sua oferta de forma pioneira em Portugal, introduzindo Atividades de Enriquecimento Curricular – AEC. 

2004 

Reestruturação organizacional com a criação do Gabinete de Estudos e Projetos e do Gabinete de Intervenção Social, que integrou a Ação Social e o Apoio Psicológico ampliando as respostas à população socialmente desfavorecida. 

2006 

Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade - Norma Portuguesa EN ISO 9001:2000 - na Clínica de Medicina Física e Reabilitação, tornando-se uma das primeiras Clínicas privadas a obter a Certificação da Qualidade. 

É criado o Gabinete de Saúde Mental em parceria com o ex-Hospital Júlio de Matos. 

2008 

Celebração dos 40 anos da Fundação CEBI ao serviço da Comunidade. 

Homenagem ao seu fundador – José Álvaro Vidal – e organização de diversos eventos evocativos do papel da Fundação, junto da comunidade, culminando com a edição do livro "Por Todos – A História da Fundação CEBI 1968-2008". 

Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade - Norma Portuguesa EN ISO 9001:2000 - no Colégio José Álvaro Vidal e no Centro de Emergência Social. 

2009 

O Projeto Educativo Global, do Colégio José Álvaro Vidal da Fundação, foi distinguido com o prestigiado Prémio Gulbenkian Educação 2009, em reconhecimento da sua qualidade e resultados como modelo de escola multidimensional – dinâmica, inovadora e inclusiva – em cerimónia realizada a 20 de julho, na Fundação Calouste Gulbenkian. 

Homenagem, a título póstumo, a José Álvaro Vidal, com a concessão da Grã Cruz do Mérito atribuída pela Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas, em cerimónia presidida pela Primeira-Dama Maria Cavaco Silva, realizada a 25 de novembro/41º Aniversário da Fundação CEBI. 

2010 

Reforçamos a capacitação dos recursos técnicos e humanos, bem como, recorremos à inovação e à criatividade na geração de soluções propiciadoras de uma contenção de custos e de uma maior sustentabilidade. 

O ano ficou, assim, marcado pelo arranque de projetos estruturantes: 

Na área da formação profissional iniciou-se um ambicioso projeto, também extensivo a trabalhadores de outras instituições, a desenvolver ao longo de 2 anos, com cerca de 20.000 horas de formação e mais de 200 ativos, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano - POPH/QREN. 

Foi significativo o investimento na melhoria dos sistemas a nível energético e de segurança, com o início de um projeto de substituição de equipamentos amigos do ambiente e um Plano de Segurança que integra o Plano de Prevenção e o Plano de Emergência Interna. 

Foi, também, com satisfação que vimos reconhecidas as nossas boas práticas com a atribuição da Bandeira Verde ao nosso Colégio no âmbito do projeto Eco-escolas, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa.