Em 2008 foi implementado o Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA).

O PAMA vem sendo um instrumento estrutural no concelho de Vila Franca de Xira, permitindo a monitorização e o apoio à atividade das associações, uma maior valorização do seu trabalho e a consolidação do papel do movimento associativo enquanto parceiro do município em múltiplas valências - cultura, desporto, educação e social.

O ano de 2022 foi marcado pela revisão do Regulamento Administrativo Municipal do Programa de Apoio ao Movimento Associativo, publicado em Diário da República no passado dia 29 de dezembro.

A revisão do PAMA foi um processo desenvolvido com as associações, de análise conjunta, partilha e escuta ativa, por forma a que o novo documento espelhasse os desafios que se colocam hoje ao movimento associativo.

Este documento procura assim corresponder ao novo posicionamento do movimento associativo, visando ir ao encontro das associações do concelho na promoção das suas dinâmicas, na realização dos seus projetos e ambições, ajudando a ultrapassar desafios e a materializar caminhos e soluções.

Complementarmente, empreendeu-se na atualização do processo de candidatura, com recurso ao digital, para melhor agilizar e simplificar o acesso aos vários apoios existentes.

Com a elaboração do Glossário de Critérios PAMA, a transparência adquiriu uma nova significância e funcionalidade, servindo este documento também como um instrumento de orientação para as associações, facilitando na elaboração e condução dos processos de candidatura. (Candidaturas de Apoio ao Investimento em curso até 31 de março).

Para solicitações, esclarecimento de dúvidas ou apoio no preenchimento de candidaturas, o Gabinete de Apoio à Dinâmica Associativa deve ser o meio preferencial de contacto das associações, estando disponível através do endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por telefone - 263 285 600 (ext. 2940/2).