XirAcontece - Associação para o Desenvolvimento Local e Comunitário

• Luís Batista - Presidente
  • Patrícia Queirós - 1º Secretário
  • Igor Batista - 2º Secretário

A criação da Xiracontece, associação para o desenvolvimento local e comunitário surge a partir de um pequeno grupo de cidadãos que partilham a visão e convicção da pertinência do exercício da cidadania ativa através da promoção de iniciativas assentes nas dimensões económica, social, cultural, desportiva e turística, para o fortalecimento da identidade local, para a divulgação e reforço da imagem de Vila Franca de Xira, para a valorização económica e para o desenvolvimento das populações.

Pretende-se que a associação crie e implemente iniciativas/projetos tendo por base os recursos da freguesia e concelho, de acordo com diversas áreas de interesse: cultural/artística; empresarial/económica; científica; turística; social/lazer (incluindo desporto); entre outras que sejam consideradas como pertinentes, e adequados aos respetivos públicos-alvo.

Todos os projetos terão cariz de desenvolvimento local e comunitário, assim como de responsabilidade social. Consoante o tipo de projeto, serão criados espaços/áreas temáticos específicos para reforçar e valorizar o potencial da população da freguesia, assim como a sua participação e cidadania, melhorar o nível de qualificação e de formação, fomentar a criação de emprego e fixação de
pessoas, especialmente jovens; e promover a equidade social.

Para a definição do plano de atividades, e consoante a tipologia dos projetos, pretende-se envolver outras entidades e empresas, públicas e privadas, enquanto parceiras na definição e organização do evento, criando sinergias entre diferentes atores locais.