União Desportiva e Cultural de Aldeia do Sobralinho

• João Caeiro - Presidente
  • Ana António - Secretário
  • Luis Gomes - Relator

A UDCAS – União Desportiva e Cultural de Aldeia do Sobralinho – foi fundada a 15 de dezembro de 1974. É uma associação que tem como missão promover atividades desportivas, culturais e recreativas.

A UDCAS nasceu da perseverança de um grupo de jovens, com o intuito de proporcionar a toda a população, um lugar onde se pudesse não só conviver e passar os tempos de lazer, mas também onde fosse possível aos filhos de cada um, encontrar um local onde pudessem ser apoiadas e guiadas na prática do desporto, do teatro, ou de outras atividades similares.

Após terem sido tomadas todas as medidas necessárias, a UDCAS foi inaugurada numa modesta casa, na Rua José Augusto Marques, passando algum tempo depois para a sua atual sede social. Os seus Estatutos foram aprovados e publicados no Diário do Governo IIIª Série Nº 251 de 29 de outubro de 1975. No dia 7 de agosto foi-lhe reconhecida o Estatuto de Entidade de Utilidade Pública, através da publicação em Diário da República, II Série, de 1986-08-23.

Como as suas instalações eram reduzidas, devido à grande afluência da população, mais de mil associados, a UDCAS solicita à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o terreno circundante às suas instalações. Com a aprovação dessa cedência e através de Escritura Notarial de 11 de dezembro de 1984, foram construídos um pavilhão multiusos e um ringue desportivo. Com as novas instalações, puderam ocorrer atividades tais como festivais gímnicos, torneios de futebol de salão, mini maratona, noites de teatro, espetáculos musicais, entre tantas outras iniciativas que enriqueceram o dia-a-dia da população.

Com o passar dos anos e fomentado pelos sócios o espírito associativo, direção após direção, a UDCAS tem continuado a desenvolver as suas iniciativas adaptadas a esta era da globalização.

Atualmente possui um café e uma sala de convívio para os sócios, no primeiro andar uma sala medico-desportiva, dois gabinetes de direção e uma sala de troféus. Pode-se encontrar no espaço exterior, um ringue desportivo de relvado sintético, uma pista de atletismo e um pavilhão multiusos, espaços que são alugados a qualquer cidadão.

No que diz respeito às ofertas desportivas na UDCAS é possível praticar Danças de Salão, Kempo e Fitness.

Como atividades culturais continua a apresentar as tradicionais noites populares, de teatro, certame de artesanato e pintura, onde os artesãos da freguesia expõem os seus trabalhos, entre outros eventos que têm como objetivo juntar a população numa tarde ou noite bem animada e proporcionar o convívio entre todos.