Harpa - Associação Recriar para Aprender

Contactos

Morada: Quinta São João dos Montes | 2600-841 São João dos Montes

Telefone: 219 512 092 

Email: harpa_portugal@yahoo.com

maps

facebook

web

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

  • Maria Franco - Presidente
  • Ana dos Santos - Secretário
  • Gabriela Lisboa - Secretário

Direção

  • Leonor Malik - Presidente
  • Maria Ferreira - Vice Presidente
  • Maria Augusto - Secretário
  • Aurora de Sousa - Tesoureiro
  • Conceição Mendes - Vogal

Conselho Fiscal

  • Luís Quintas - Presidente
  • Rosa Peliças - Secretário
  • José Pedro - Secretário

História

QUEM SOMOS

Somos uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como IPSS pelo Ministério da Educação, denominada HARPA – Associação Recriar Para Aprender, de natureza pedagógica e sócio-cultural. 

A HARPA foi criada no intuito de servir a Vida, enquanto tempo de aprendizagem, e o Homem, enquanto sujeito-criador de percursos de vida, acompanhando-o da infância à idade adulta. 

Apresenta-se como um espaço educativo e auto-educativo que se fundamenta numa visão integradora do ser humano nas suas vertentes física, afetiva e espiritual, reunindo professores e pessoas ligadas a diferentes áreas profissionais, interessadas em trabalhar sobre questões ligadas à educação em geral e à auto-educação em particular. 

Existe desde 1999 e tem a sua sede na Quinta S. João dos Montes, na freguesia do mesmo nome, a 2 km de Alhandra.
 

GÉNESE DO PROJETO 

A ideia de criar esta associação surgiu de um grupo de professores que trabalharam desde 1993 a 2008 num projeto de intervenção pedagógica no concelho de Vila Franca de Xira: o Projeto "Aprender a Aprender - um Recurso Educativo de Auto Formação", que desenvolveu a sua atividade em escolas do pré-primário ao ensino secundário, junto de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou inserção escolar e de professores que queriam refletir em conjunto sobre as sua práticas pedagógicas. 

O trabalho realizado durante estes anos teve como finalidade desenvolver capacidades de aprendizagem ao longo da vida, numa abordagem biográfico-pedagógica, com objetivos propostos pelos próprios intervenientes, adequados às suas necessidades educativas e de auto-desenvolvimento. 

Foi a evolução desse trabalho que nos levou a querer alargar esta intervenção a práticas de educação e auto-educação onde aquelas mesmas necessidades pudessem ser respondidas fora do espaço físico da escola, num horizonte humano mais abrangente.
 

O QUE PRETENDEMOS
 

Ao longo da infância e adolescência, a falta de êxito na vida escolar origina falta de auto-estima e de auto-confiança no processo de desenvolvimento da criança e do jovem, pela importância que o mundo adulto atualmente lhe confere. Na maioria dos casos, daí decorre uma rejeição social generalizada, ou pelo menos uma desvalorização pessoal, sendo o desaire escolar entendido pela criança e pelo jovem como fracasso global da sua vida. 

A ausência da antevisão de um projeto de vida, integrador das necessidades de auto-realização pessoal, familiar e profissional, leva a um esvaziamento progressivo de sentido no desempenho de funções em qualquer desses âmbitos, fator de deterioração da saúde emocional, mental e mesmo física, que pode determinar exclusões dramáticas no seio da sociedade humana. 

Em tais situações, o individuo necessita de ser ajudado a reler a sua história de vida, reencontrando nela novos sentidos e eventualmente renovadas capacidades, que lhe permitam vislumbrar-se como pessoa que pode caminhar para o seu próprio futuro, (re)construindo-o. 

No intuito de servir o desenvolvimento integral do ser humano, enquanto indivíduo único, sujeito e objeto do seu próprio processo evolutivo, pretendemos ajudá-lo a tomar consciência do seu potencial para que se torne capaz de construir um projeto de vida com sentido na sua biografia. 

Atuamos em diferentes áreas ligadas ao desenvolvimento de capacidades que possam responder a essas necessidades evolutivas junto de crianças, jovens e adultos, através de um trabalho adaptado a diferentes idades que suscitem o diálogo interior, para que o rumo que cada um escolher seja o que de mais nobre nele habite, assim como o diálogo com o(s) outro(s) e com o mundo à sua volta, para que nele encontre o lugar onde a marca da sua nobreza possa ficar impressa. 

Oferecemos espaços educativos que possibilitam experimentar "estares" e "fazeres" que ajudam à descoberta do Ser e do Mundo, reconhecendo e valorizando culturas de origem como fator de identidade/universalidade. 

A auto-educação é a finalidade da nossa proposta. 

O ser humano em devir é o seu objetivo.
 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO
 

Partindo dos seguintes pressupostos: 

Toda a educação deve visar o desenvolvimento do ser humano, dentro do princípio sanador que o considera como um ser inteiro, integrado e integrador;
Todo o ser humano, como parte de um todo social e cósmico, quer consciente quer inconscientemente, quer interior quer exteriormente, exerce influência nesse todo, pela maneira como atua em relação a si próprio, aos outros e ao mundo em geral;
Definimos 3 áreas de intervenção, através das quais contextualizamos o trabalho desta associação.
 

Área da Educação 

Segundo o paradigma da auto-educação ao longo da vida, numa visão holística do desenvolvimento de capacidades ao nível do fazer, do sentir e do pensar, no sentido da busca da essencialidade humana, com base na visão antroposófica da vida e do homem. 

Área da Saúde 

Segundo o paradigma da salutogénese, cuja pergunta base deixou de ser "qual a origem da doença" – pathos-genesis, para ser "qual a origem da saúde", saluto-genesis, entendida como um processo físico, psíquico e espiritual de harmonização do ser consigo próprio e com o mundo circundante. 

Área de Ecologia 

Segundo o paradigma da sustentabilidade ecológica, baseado no método bio dinâmico da agricultura biológica, com o qual se pretende levar o homem a participar conscientemente num processo de regeneração e cura da Terra, enquanto organismo vivo, no seio do qual o indivíduo deve integrar o seu próprio processo de auto desenvolvimento.
 

Cada uma destas áreas comporta formação interna e externa, assim como prestação de serviços à comunidade. Paralelamente oferecemos também formação interativa entre as várias áreas.
Em qualquer dos âmbitos referenciados, privilegia-se uma metodologia ativa, auto-reflexiva e participada de caráter biográfico, em que as componentes prática e teórica se encontram indissociadas.