FAPXIRA - Federação das Associações de Pais do Concelho de Vila Franca de Xira

Morada: Rua Fonte de S. Romão, 1 - Centro Cultural do Bom Sucesso | 2615-306 Alverca do Ribatejo

Telefone: 219 502 090

Email: fapxira2000@gmail.com

maps

• Luciano Soares - Presidente
  • João Veiga - Vice Presidente
  • Mariana Nogueira - Secretário

Conselho Executivo

• Pedro Canto - Presidente
  • Carlos Teixeira - Tesoureiro
  • Lina Fernandes - Secretário
  • Elsa Rodrigues - Vogal
  • Susana Ferreira - Vogal
  • Nélson Nunes - Suplente

• Ana Félix - Presidente
  • Samuel Figueiredo - Vogal
  • António Santos - Vogal

A Associação iniciou a sua atividade em 20 de Março de 1992, aquando da primeira Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação.

Os estatutos foram aprovados em 20 de Março de 1992 e publicados em Diário da República - III Série, nº 169 de 24 de Julho de 1992.

Esta associação nasceu no interesse da defesa dos alunos da Escola, participando de modo ativo nos seguintes orgãos: Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola.

A Associação é associada da FERLAP (Federação da Região de Lisboa das Associações de Pais) e FAPXIRA (Federação das Associações de Pais de Vila Franca de Xira), pertencendo aos orgãos sociais desta última, tendo comparecido em diversas reuniões e assembleias destas instituições.

Ao longo destes anos as diversas intervenções, quer na escola quer no exterior, têm-se pautado na defesa dos interesses de todos os alunos existentes neste estabelecimento de ensino, de salientar as mais recentes: - melhoria no sistema de transportes, maior facilidade na aquisição dos passes escolares, sensibilização da comissão executiva na continuidade e melhoria de assuntos internos da Escola, sensibilização da comunidade escolar para assuntos relacionados com a segurança.

Que Objetivos?

• Incentivar a criação de APEE;
  • Intervir na defesa dos interesses educativos, culturais, morais e fisicos;
  • Contribuir para a definição das políticas e estratégicas educativas nacionais e concelhias;
  • Representar as APEE associadas;
  • Cooperar com organizações da área educativa, nomeadamente, de alunos e de professores;
  • Pugnar pela dignificação e qualidade do ensino e da Escola Pública e a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino e à cultura.

Quem abrangemos?

• As APEE dos estabelecimentos de ensino de Vila Franca de Xira, públicos, privados ou de rede solidária e cooperativa que subscrevem os estatutos da FAPXIRA;
  • Outras APEE exteriores ao concelho que se situem na mesma área pedagógica.

A que nos propomos?

• Acompanhar o desenvolvimento das políticas educativas nacionais e concelhias;
  • Dinamizar a comunicação inter-associativa;
  • Promover a (in)formação para os quadros dirigentes associativos;
  • Desenvolver um serviço de atendimento de Pais (Direto e em parceria com outras entidades);
  • Representar ativamente os Pais e as APEE nos orgãos de Consensualização Municipais (Concelho Municipal de Educação e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens-CPCJ);
  • Acompanhar:
    • a implementação atempada, de qualidade e certificada, dos pontos de vista pedagógico e logístico, das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC);
    • As alterações que reforçam o apoio dos ASE;
    • a implementação da nossa proposta em relação ao empréstimo gratuito dos manuais escolares do primeiro ciclo, com devolução e reutilização em cada ano letivo;
    • a monotorização da Carta Educativa e das restantes figuras de plano com que se integra, nomeadamente com o Plano estratégico e o Plano Diretor Municipal (PDM);
    • a ementa escolar fornecida/confeccionada nas escolas;
    • o desenvolvimento de uma solução integrada, preventiva, eficaz e definitiva para o problema, cada vez menos esporádico, da falta de segurança nas escolas.