Assembleia Geral
Direção
Conselho Fiscal
Em vinte e quatro de Outubro do ano de 1979 foi celebrada escritura pública no Segundo Cartório Notarial de Vila Franca de Xira, da Curpifa, representada no ato por Maria Beatriz Falcão, Firmino António Pedro e José Lopes. Porém, a fundação da Instituição reporta-se ao ano glorioso da Revolução dos Cravos, operada em 25 de Abril de 1974, quando um grupo de bons alhandrenses resolveram criar uma associação, inspirada no movimento nacional - MURPI - Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos -, no sentido de reivindicar melhores condições de vida para a população mais idosa.
Assim, numa casa cedida pela Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra, sita na Rua Salvador Marques, nº 32, nasceu aquela que é hoje uma das grandes casas do Movimento Associativo Social da Freguesia de Alhandra. Fruto do voluntariado e do trabalho associativo - grande corpo e alma alhandrense - passados alguns anos a Instituição adquiriu uma casa, onde instalou a sua sede social definitiva, sita na Rua Miguel Bombarda, nº 32. Aí continuou a desenvolver um trabalho notável e a amealhar fundos, os quais permitiram ampliar o espaço de r/c para dois pisos, numa obra que foi considerada a mais emblemática e próspera do concelho de Vila Franca de Xira, fruto do Movimento Associativo Voluntário.
A associação alhandrense sempre destinou e pautou as suas iniciativas diárias pelo assegurar de uma vivência digna e repleta de atividade dos mais idosos. Ali se desenvolvem um conjunto de atividades culturais, desportivas e recreativas, que movimenta centenas de pessoas.