Clube de Jovens Alves Redol

house Escola Sec. Alves Redol - Encosta do Monte Gordo | 2600-065 Vila Franca de Xira
letter maps facebook

• Eduardo Cruz - Presidente
  • Fátima Ferreira - Vice Presidente
  • Elsa Doninha - Vogal

• Mário Silva - Presidente
  • Nuno Angelino - Vice Presidente
  • Pedro Nunes - Tesoureiro
  • Fernando Gomes - Secretário Geral
  • Nuno Oliveira - Vogal

• Pedro Nunes - Presidente
  • Marco Pereira - Vice Presidente
  • João Marques - Vogal

O Clube de Jovens de Alves Redol de Vila Franca de Xira foi fundado em 09 de Setembro de 1986 e resulta da vontade de professores e alunos da Escola Secundária de Alves Redol de praticar basquetebol de forma organizada.

Foi no ano escolar de 1985/1986 que surgiu a semente do nosso clube.

O pavilhão da nova escola ainda não estava acabado (nem soalho tinha), e não existiam tabelas, quando o professor Mário Silva, de Eletrotecnia, reuniu alguns alunos com o objetivo de treinar basquetebol... Colocando mãos à obra, este grupo limpou parte do pavilhão, fixou umas tabelas num par de tubos, os quais foram depois fixados a blocos de cimento ,"cravados" a um pedreiro que executava reparações num dos pavilhões da escola. Estava assim criado o nosso primeiro campo de basquetebol!

Depois dos primeiros treinos, a vontade de competir levou à realização do primeiro jogo, com a Escola de Mafra. O resultado foi favorável à nossa escola por 17-14.

As equipas de então usavam nas suas amarelas camisolas de equipamento, o dístico Esc. Sec. Nº 1 de Vila Franca de Xira, nome original da nossa escola.

Aproveitando o projeto "Clubes de Jovens" lançado pela então DGD, conseguiu resolver-se a necessidade de organização institucional, com a fundação em 9 de Setembro de 1986, do Clube de Jovens Alves Redol. Na altura o clube tinha duas equipas de Minibasquetebol e uma de Iniciados Masculinos a participar nas competições federadas e uma de Iniciados e outra de Juvenis a jogarem no desporto escolar.

É nesse ano que surge a primeira equipa feminina no clube. Foi a sensação. Treinos e jogos apresentavam sempre significativas assistências.

Se no início apenas tínham como objetivo a ocupação dos tempos livres dos alunos da escola, cedo se verificou que as equipas competiam em igualdade com as restantes, com muito mais condições de treino e tempo de prática, conseguindo classificações entre os primeiros lugares dos Campeonatos Distritais.

A aposta na formação dos jovens, bem como a competitividade das equipas, deu um salto qualitativo a partir do momento em que os atletas mais aptos e interessados foram enviados aos Cursos de Treinadores da Federação Portuguesa de Basquetebol, o que possibilitou o aumento do número de equipas.

A partir da época de 1998/1999, surgiu a possibilidade dos rapazes passarem para a União Desportiva Vilafranquense. Com isto, garantíam uma diminuição das despesas e uma melhoria das condições da prática no clube. Deste modo, foi tomada a decisão de se dedicarem exclusivamente ao setor feminino.