Centro de Apoio à Juventude e à Infância de Vila Franca de Xira, Cajixira

house Rua General Humberto Delgado, 39 - Bom Retiro 2600-154 Vila Franca de Xira
phone1 263 273 599 | 929 249 725
letter maps facebook web

• Maria Dulce Arrojado - Presidente
  • Maria do Carmo Henriques - 1º Secretário
  • Carla Timpeira - 2º Secretário

• Jorge Pereira - Presidente
  • Ana Maria Capucha - Vice Presidente
  • João Ramanho - Tesoureiro
  • Filipa Mateus - Secretário
  • Isabel Brigham - Vogal

• Juracema Monteiro - Presidente
  • Fernanda Ramalho - Vogal
  • Ana Infante - Vogal

O Centro de Apoio à Juventude e à Infância de Vila Franca de Xira, Cajixira, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 30 de junho de 1992, cujos objetivos gerais são o apoio à juventude, à infância e à família, bem como a promoção da educação.

É única Instituição do Concelho de Vila Franca de Xira e, talvez, uma das poucas existentes no país exclusivamente vocacionada para crianças e jovens a partir do 2.º ciclo. Porquanto somos uma instituição com a experiência e o sucesso na educação e formação de jovens.

O Cajixira desenvolve atividades de valorização dos tempos livres, entre as quais se destacam o programa saudável e de enriquecimento pessoal de âmbito pedagógico, desportivo e cultural todo o ano e durante as férias de Natal, Páscoa e de Verão, em que se inclui actividades de animação, visitas de estudo e de lazer, piqueniques, concursos, jogos, debates e festas, o estudo acompanhado e os ateliês de Línguas, Ciências, Matemática, Carpintaria, Culinária, Bijutaria e Informática.

Também é preocupação do Cajixira o acompanhamento dos alunos que transitam no ensino básico do 1.º para o 2.º ciclo, visto que esta provoca em alguns casos, alguma ansiedade, pois vão integrar um novo sistema, onde por exemplo, não existe a referência da professora única, nomeadamente na ajuda à organização escolar e aos método de estudo.

Porquanto a Instituição implementa anualmente os ateliês de "Organização" e de "Métodos de Estudo" que pretendem minimizar os efeitos da referida transição e que inclui uma visita às escolas, para onde as crianças vão transitar no próximo ano lectivo. Pretende-se dar a conhecer antecipadamente a nova escola, assim como o ambiente escolar onde se vão inserir, como forma de os ajudar no enquadramento e transição para a sua nova etapa escolar.

O Cajixira começou a funcionar como IPSS em junho de 1992. Fica situada na Rua General Humberto Delgado, 39, no Bom Retiro, que é um dos maiores satélites da cidade de Vila Franca de Xira. Neste subúrbio da cidade funcionam três das quatro escolas de Vila Franca de Xira: o Agrupamento de Escolas Doutor Sousa Martins (Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos) e a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Vasco Moniz. A estas escolas acorrem crianças e jovens provenientes de diversas freguesias do Concelho principalmente das freguesias de Vila Franca de Xira e da União das Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras e até do Concelho de Arruda dos Vinhos.

O Cajixira surgiu da preocupação sentida por um grupo de professores, pais e encarregados de educação pelo facto de não haver na zona qualquer ocupação dos chamados tempos livres para crianças e jovens a partir do 2.º ciclo.

Numa perspetiva vasta e abrangente de educação para a saúde, tem vindo a desenvolver ações de prevenção das toxicodependências e da Sida dirigidas tanto à população juvenil, como aos pais, encarregados de educação e comunidade em geral.

No sentido de ajudar a combater as dificuldades sentidas pelas famílias mais carenciadas do núcleo de ação da Instituição, promove-se a angariação de vestuário e brinquedos junto dos nossos utentes, familiares e colaboradores.

Estabelecemos, protocolos com os Agrupamentos Escolares da freguesia no sentido de acolher jovens carenciados.

Concretizámos parcerias de cooperação com 11 associações e coletividades da freguesia de Vila Franca de Xira e, segundo a qual, os sócios e familiares dos sócios das respetivas associações têm direito a 15% de desconto na mensalidade do Cajixira.

As associações apoiam na promoção e dinamização de atividades para os clientes do Cajixira, em questões logísticas a definir e de acordo com as necessidades e na divulgação do Cajixira e das suas boas práticas junto da comunidade:

• Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV)
  • União Desportiva Vilafranquense (UDV)
  • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira
  • Grupo Recreativo e Cultural do Bom Retiro (GRCBR)
  • Mithós - Histórias Exemplares – Associação de Apoio à Multideficiência
  • Clube de Campismo de Vila Franca de Xira “As Sentinelas”
  • Associação Alves Redol
  • XIRA CLUBE - Associação Desportiva e Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal e SMAS de Vila Franca de Xira
  • GART – Grupo de Artistas e Amigos da Arte
  • Coro Notas Soltas
  • ATTCVFX - Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira

Em mais de 20 anos de apoio alimentar às famílias, primeiro com o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) e posteriormente com o Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados (FEAC), distribuiu cerca de 200 toneladas de alimentos a mais de 700 famílias e 2700 pessoas.