Direção
Conselho Fiscal
A Cáritas Paroquial de Vila Franca de Xira é uma instituição particular de solidariedade social da Igreja Católica que visa promover a ação social e caritativa da paróquia. Os seus fins são a sensibilização dos "... membros da comunidade paroquial para as exigências da partilha de bens ... como expressões de vida cristã" e a organização e orientação de "... serviços de índole assistencial, promocional, social e cultural" (art. 2º dos Estatutos). Encontra-se implantada em Vila Franca de Xira desde 1980. Para o prosseguimento dos seus fins, a Cáritas Paroquial recorre às ajudas financeiras do Estado, através de protocolos com o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo, à colaboração das autarquias locais (Câmara Municipal e Junta de Freguesia), bem como às intervenções da comunidade paroquial, quer financeiros quer de trabalho voluntário. A atividade social desenvolve-se prioritariamente no âmbito geográfico da freguesia, embora estenda a sua ação a outras freguesias do concelho e, em ocasiões pontuais, a concelhos limítrofes. Já muito foi feito, mas as exigências do tecido social são cada vez maiores. Por esse motivo é importante dar a conhecer para se poder conhecer.
Origens
A Cáritas Paroquial de Vila Franca de Xira começou a trabalhar com caráter regular no dia 8 de Outubro de 1980. Os seus primeiros estatutos foram aprovados em 1986. Foi registada definitivamente como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 24 de Abril de 1987, através do averbamento nº1, inscrição 67/86, lavrada a folhas 83 e 83 verso do livro 3 das Fundações de Solidariedade Social. A sua primeira sede localizava-se na Travessa do Hospital, nas instalações do Hospital velho, nesta cidade.
Primeiras Atividades
As atividades da Cáritas Paroquial restringiram-se inicialmente a um atendimento social bi-semanal (que ainda hoje se mantém), que consiste na distribuição de géneros alimentares, roupas e calçado às famílias mais carenciadas da freguesia. No Verão desse primeiro ano, proporcionou-se ainda férias na praia para famílias e jovens com dificuldades económicas. Em 1982, a Cáritas Portuguesa confiou-nos a administração de uma colónia de férias em Peniche que, após remodelação a ampliação das instalações, tem recebido todos os anos crianças, jovens, idosos e famílias nos períodos de férias. Em 1986-1988 realizámos cursos de formação profissional para cerca de 700 jovens em diversas áreas e ofícios. Em 1987 iniciou-se um trabalho de apoio domiciliário a idosos, realizado por jovens, totalmente suportado pela instituição.
Até ao presente
Em 1988 foi assinado um protocolo de cooperação com a Segurança Social para o projeto de intervenção comunitária no Bairro do Fundo de Fomento de Habitação de Povos (Vila Franca de Xira), a que se seguiram protocolos em projetos idênticos desenvolvidos no Bairro da Nascente do Cabo, em Vialonga (1989), Urbanização do Vale de Arcena, em Alverca do Ribatejo (1990) e Bairro da Pedra Furada, em Vila Franca de Xira (1990). Desde Novembro de 1991 que temos acordos de cooperação celebrados com o CRSS para as valências do Apoio Domiciliário e Centro de Dia. Em Outubro de 1992 foi celebrado um acordo para a valência de Creche Familiar, seguindo-se em Dezembro um outro para apoio ao ATL do Bairro de Povos e em 1994 para o ATL do Bairro da Pedra Furada. Desde há vários anos que a Cáritas integra ativamente as Comissões Municipais de Apoio ao Idoso, Apoio à Criança, Apoio ao Deficiente, de Proteção Civil, a Comissão Social de Freguesia, o Conselho de Parceiros de Luta contra a Pobreza e outras parcerias na área social.