Banners Associacitivismo 03 Erpi

Comparticipação municipal no valor de cerca de 200 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinou, no dia 2 de julho, o Protocolo de Cooperação com a Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo (APSC), para a construção de uma Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e Centro de Dia.

O Município atribuiu um apoio financeiro, na modalidade de subsídio, no valor de 194.072,25€, na sequência da aprovação da candidatura apresentada pela APSC ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo - PAMA - Investimento 2024 - Obras Cofinanciadas pela Administração Central.

“Este é um daqueles momentos em que os presidentes de câmara gostam de participar porque estamos a ver a obra a acontecer e estamos a colaborar com ela”, afirmou Fernando Paulo Ferreira, na cerimónia que decorreu no interior das futuras instalações.

Sublinhou também que a “APS da Castanheira é um exemplo” pela capacidade de fazer este projeto, tendo em conta que a comparticipação do Instituto de Segurança Social é de 582.216,00€, equivalente a 75% do valor total elegível 776.286,00€, tendo por base o investimento total previsto de 1.091.055,00€.

O Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira defendeu que “cabe ao governo aumentar as comparticipações porque nem todas as Instituições têm capacidade para fazer novos projetos” e deixou ainda o repto para uma “joint venture entre as IPSS e as empresas, na área habitacional, para o arrendamento temporário, uma vez que se está a gerar aqui uma oportunidade de criar postos de trabalho”.

O presidente da direção da APSC, José Nunes dos Santos, prometeu um “projeto com qualidade, porque gostamos de fazer bem feito”. A Instituição tem 630 crianças e presta ajuda alimentar a 300 pessoas, entre outras respostas sociais, mas até agora “não tinha ainda um edifício para idosos”. O dirigente indica que é “uma obra para ter continuidade” e diz que prefere chamar-lhe um “centro de juventude acumulada”.

A Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia, com capacidade de 30 lugares, sendo 20 na ERPI e 10 no Centro de Dia, irá permitir incrementar, de forma significativa, esta resposta social no Concelho de Vila Franca de Xira e, em particular, na União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras e na Vila de Castanheira do Ribatejo, melhorando as condições de vida e de bem-estar das pessoas e garantindo a prestação do apoio adequado à sua situação.

A construção da ERPI e Centro de Dia deve ficar concluída no final de 2024, esperando poder criar vagas e receber inscrições no início do próximo ano.

Apoio APSC