Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade

Contactos

Morada: Rua Palha Blanco, 83 | 2600-669 Castanheira do Ribatejo

Telefone: 263 290 281 

Email: secretaria@apaticastanheira.pt

maps

facebook

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

  • Fernando Faneira - Presidente
  • Maria Fernanda Faneira - 1º Secretário
  • Maria Manuela Silva - 2º Secretário

Direção

  • Jorge Simões - Presidente
  • Cristina Artilheiro - Vice Presidente
  • Mariana Diógenes - Tesoureiro
  • Luís Santos - Secretário
  • Luciano Francisco - Vogal
  • Virgílio Anágua - 2º Vogal Suplente

Conselho Fiscal

  • Nuno Silva - Presidente
  • Manuel Ferreira - 1º Vogal
  • Anabela Tapadas - 2º Vogal
  • José Santos - Vogal Suplente

História

A APATI é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, e nasceu da vontade de um grupo de pessoas preocupadas com os Idosos, que constituíram uma Comissão determinada a lançar as bases de um equipamento de apoio que minimizasse algumas dificuldades dos Idosos da freguesia.

Mas o pequeno grupo isolado pouco poderia fazer e por isso, procurou e conseguiu o apoio e colaboração de serviços oficiais, organizações, empresas e população local.

No dia 27 de Junho de 1979, ao fim de alguns meses de trabalho, a APATI foi reconhecida oficialmente como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Em 24 de Junho de 1983 realizou-se a inauguração das instalações do Centro de Dia, que começou por servir 40 Idosos e os serviços complementares da valência de Apoio Domiciliário apoiando 20 pessoas.

A experiência decorrente do trabalho diário com os Idosos tornou evidente que estas duas respostas sociais eram insuficientes para alguns Idosos carentes de um apoio mais completo, que só poderia ser viável numa outra valência: o Lar.

O projeto de criação de um Lar consolidou-se com a aquisição de um andar, onde foram instalados os quartos, com capacidade para acolher 16 Idosos.

No dia 08 de Novembro de 1986 inaugurou-se o Lar, que tem vindo a constituir uma resposta qualificada para as dificuldades dos Idosos que dele usufruem nesta fase crucial da sua vida.

Feito registo dos Estatutos no Livro B das Associações de Solidariedade Social sob o nº 11/88 a Fls 168 verso em 03/02/1988.
Hoje, a APATI tem capacidade para apoiar 38 Idosos em Lar, 50 Idosos em Centro de Dia e 35 Idosos no Serviço de Apoio Domiciliário.

Tem ainda um Centro de Atividades aberto à comunidade sénior que mercê do esforço, empenho, dedicação e criatividade dos elementos que o compõem muito têm dignificado a freguesia e a Instituição, através de atividades como desfiles de moda temáticos em que a confecção dos fatos está a cargo destes elementos; participação em representações teatrais nas escolas e infantários da freguesia; presépio vivo na rua principal da Castanheira, etc.

Mercê da crise económica grave que o País atravessa, a APATI começou por apoiar por iniciativa própria sem qualquer contrapartida financeira estatal, algumas famílias com dificuldades económicas. Recentemente ao abrigo do protocolo assinado com o ISS no âmbito das Cantinas Sociais dão apoio a 50 indivíduos com carência económica comprovada através do fornecimento de refeições diárias confeccionadas na Instituição.

A construção de uma nova sede é agora o grande objectivo e aspiração, para dotar a Instituição de um espaço mais adequado ao desenvolvimento das suas actividades, pois a Instituição luta com falta de espaço, principalmente na cozinha . O estudo prévio de construção de um lar de 60 camas já existe. Falta acontecer a obra.

Para o efeito será preciso mais do que a boa vontade de alguns, sendo imprescindível o envolvimento e a determinação dos parceiros como a CMVFX, o ISS, a Junta de Freguesia e afins para que a APATI possa continuar a ser um modelo de referência proporcionando qualidade de vida aos seus utentes através de melhores e adequadas condições físicas face às exigências legais em vigor.

IDADE É VIDA