Associação Para o Bem Estar Infantil da Freguesia de Vialonga

• Ana Martins - Presidente
  • Ângela Bordalo - 1º Vogal
  • Joaquim Rodrigues - 2º Vogal

A ABEIV – Associação Para o Bem Estar Infantil da Freguesia de Vialonga é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, fundada em 1977 e inaugurada em 1982, com estatutos aprovados no Diário da República III série nº 295 de 23/12/1977, pessoa coletiva de solidariedade social do tipo associativo e sem fins lucrativos.

Tem como objetivo fundamental, o desenvolvimento integral e harmonioso de todas as crianças de ambos os sexos, dos 3 meses aos 12 anos de idade e idosos, independentemente do extrato social, credo religioso ou opção política a que os utentes ou familiares pertençam, apoiando-os na promoção da saúde e educação das crianças, bem como na assistência a idosos.

Desenvolve as atividades de Creche Familiar, Creche, Jardim de Infância, Atividades de Tempos Livres, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário.

Desde a sua inauguração, o equipamento da Associação Para o Bem Estar Infantil de Vialonga tem sofrido diversas modificações, no sentido de dotar a Instituição dos meios de que necessita para poder corresponder às múltiplas solicitações de que tem sido alvo por parte da população, o que tem merecido por parte das sucessivas Direções uma atenção e esforço constantes para corresponder a esses anseios.

As mensalidades a pagar pelos pais ou encarregados de educação constituem receitas próprias da associação e são proporcionais aos rendimentos do agregado familiar e constam de regulamento próprio aprovado em assembleia geral de sócios.

Para realização dos seus fins e objetivos, a associação pode criar e manter todos os meios técnicos e culturais necessários à formação desses fins.

Presentemente o equipamento é constituída por:

• Edifício principal – com caraterísticas arquitetónicas originais, com espaços amplos, bem divididos, de que se destaca a sala polivalente destinada a refeitório e sala de entrega aos pais a partir das 18h30, com entradas de luz solar em todos os ângulos, cozinha, copa e lavandaria.
  • Entrada principal – constituída por um edifício que alberga a receção e a secretaria, sala da Direção, sala de pessoal e videoteca, rodeada por um terreno ajardinado, com várias árvores em fase de crescimento e um parque infantil.
  • Edifício polivalente – constituído por um ginásio, salas para ATL, 5 anos e sala comum destinada a refeitório e acolhimento às diversas salas de ATL.
  • Instalações da Aboboreira – constituída por quatro salas, sendo uma de creche, uma de jardim-de-infância e 2 de ATL, espaço comum destinado a atividades de expressão plástica, refeitório e parque infantil.
  • Centro de convívio de idosos – espaço constituído por 2 salas de convívio, arrecadação. Situado no rés-do-chão de um edifício do Parque Residencial de Vialonga.

Todas as salas acima mencionadas estão equipadas com material necessário e adequado às suas atividades.

Para além das atividades regulares, a ABEIV dispõe ainda de natação, ginástica e informática.

A Associação dispõe de acordos de cooperação com a Segurança Social para todas as valências bem como do Ministério da Educação para a componente educativa na valência do pré-escolar.

Dispõe de apoios específicos da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Mantém parcerias com a Junta de Freguesia de Vialonga bem como com diversas instituições, associações e coletividades da freguesia.

É associada da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social.