Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira

• Manuel Pereira - Relator
  • António Pereira - Suplente
  • José Serpins - Suplente

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, com 126 anos de existência, foi fundada em 1 de Maio de 1882 por um grupo de 32 Vilafranquenses, dinamizados pelo Senhor Artur César Pereira, que viria a ser o seu primeiro Presidente, mantendo desde essa data atividade ininterrupta.

Ainda em 1882, concluem o projeto dos Estatutos que viriam a ser aprovados por alvará do Senhor Governador Civil de Lisboa em 4 de Janeiro de 1883.

Nesse mesmo ano, é constituído o Corpo de Bombeiros, comandado pelo Senhor Eduardo Eloy da Cunha Queiroz, servindo de aquartelamento uma arrecadação do rés/chão do edifício da Câmara Municipal.

Do material e equipamento utilizado na época, salientamos a existência de uma bomba de caldeira – atualmente no museu da nossa Associação e no do nosso site.

A 7 de Agosto de 1932, o Corpo de Bombeiros transfere o aquartelamento para um barracão existente no local onde ainda hoje se encontra, nascendo, dessa forma, o primeiro Quartel de Bombeiros de Vila Franca de Xira.

Essas instalações que se mantiveram operacionais ate 1966, foram transformadas e inauguradas no dia 27 de Novembro de 1966, no mesmo local, permanecendo até aos dias de hoje a servir de Quartel-Sede da Associação, perfazendo desse modo, 32 anos de existência.

Naturalmente que em 1932, dadas as condições urbanísticas e os equipamentos existentes para proceder as intervenções no socorro, a definição do local para a implantação do quartel não carecia de estudos aprofundados como mais recentemente passou a ser indispensável, o Quartel no centro da Localidade.

Em 1990, após obtenção do terreno cedido pela Câmara Municipal que a Direção da Associação inicia um processo de candidatura, para construir um novo Quartel-Sede.

Em 29 de Junho de 2003, é inaugurado o atual Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira na Rua António Lúcio Batista, uma obra que a todos orgulha e que, face às condições existentes, é local de permanente convívio e confraternização dos nossos Bombeiros.