Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alhandra

Contactos

Morada: Rua Abel Botto e Sousa, 1 | 2600-401 Alhandra

Telefone: 219 519 020

Email: secretariabva@gmail.com

maps

facebook

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

  • José Peniche - Presidente

Direção

  • José Oliveira - Presidente
  • Daniel Estanqueiro - Vice Presidente
  • Carla Santos - Tesoureiro
  • Fernando Caio - Secretário

Conselho Fiscal

  • Álvaro Marques - Presidente

História

No dia 21 de Agosto 1887 houve um incêndio que destruiu a Igreja Matriz de Alhandra, de S. João Batista (fundada em 1558, pelo Arcebispo de Lisboa: O Cardeal D. Henrique, mais tarde o Rei deste nome, no local onde existia uma ermida de invocação a S. Catarina) - Foi num Domingo de festa a S. Sebastião, pelas 16,30 horas, a falta de água ajudou o fogo e quando os Bombeiros de Vila Franca chegaram todo o templo era um imenso braseiro que se avistava de muito longe pelos povos espalhados pelo horizonte.

Mesmo assim os Bombeiros de Vila Franca prestaram importantes serviços, pelo que a Junta da Paróquia de Alhandra, fez lavrar na Ata das suas sessões um voto de agradecimento. Após este incêndio, o culto da Igreja Matriz passou a fazer-se na Igreja S. Jesus da Misericórdia (Antiga Matriz de Alhandra), e só no ano de 1910, voltou a fazer-se na Igreja Matriz de S. João Batista, após a sua reconstrução, tal como a conhecemos ainda hoje. 

A Igreja S.Jesus da Misericórdia, veio a ser demolida no ano de 1925, para dar origem ao Mercado Retalhista de Alhandra, inaugurado em 12 de Junho de 1927, (O 1º Mercado coberto do Concelho de Vila Franca de Xira e propriedade da Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra) com a presença da Direção e Corporação dos Bombeiros de Alhandra, entre outras presenças. 

Em noticia de "O Jornal do Bombeiro" de 10 de Setembro de 1899, podia ler-se que a Associação dos Bombeiros Voluntários Portugueses completava no dia 22 de Setembro um ano sobre a sua fundação. Fundada por Leopoldo Fróes Júnior, teve a sua primeira sessão em 22 de Setembro de 1898, nas salas da Academia Dramática Instrução Musical, sito na Rua de Arroios, onde foi eleita a Comissão Instaladora, a qual se compõe dos srs. Leopoldo Fróes Júnior, Presidente; Miguel Moreira, Tesoureiro; e Duarte Sarria, Secretário.

LEOPOLDO FRÓES JÚNIOR foi o fundador da Associação dos Bombeiros Voluntários Portugueses (22-09-1898) e dois anos mais tarde Presidente da Comissão Instaladora do Corpo de Bombeiros Voluntários de Alhandra (02-07-1900), com o nº1 de matricula na 1ª Escola de Instrução dos Voluntários de Alhandra e cujo instrutor foi Júlio Silva. 

O Alhandrense Francisco Cardoso França também aluno da 1ª Escola, com o nº2 de matrícula, veio a ser nomeado no final do Curso pela comissão Instaladora, sob proposto do instrutor 1º Comandante (com o nº1 de ordem) do Corpo de Bombeiros de Alhandra.

O nascimento da Corporação... 

Em 18 de Outubro de 1899 deu-se um grande incêndio em Alhandra, que reduziu a cinzas uma das melhores propriedades da vila, prejudicando bastante os seus moradores. Reconheceu-se em tão angustiosa conjuntura, a falta sensível de uma corporação de Bombeiros Voluntários e logo no dia imediato, os principais cavalheiros da localidade reuniram-se na sede da Sociedade Euterpe Alhandrense e ai lançaram as bases para a fundação do humanitário grémio. Aqui ficam registados os nomes dos beneméritos cidadãos que engrandeceram a laboriosa Vila de Alhandra, dotando-a com uma instituição filantrópica. 

Dr. Afonso Marques de Sousa, Presidente da Direção; João Maria Pereira Botto, Tesoureiro; Carlos de Lima Sande e Castro, Secretário: Dionísio Vidinha, João Vidinha, José Lopes, Júlio de Sousa e João Pedro Lamas, Vogais; Dr. Augusto Assis, Presidente da Comissão Organizadora de donativos; Dr. Afonso Marques de Sousa, Vice-Presidente: José Câncio, Secretário e Militão Marques, Tesoureiro. 

A data indicada de 19 de Outubro de 1899, como data da fundação de um corpo de bombeiros voluntários de Alhandra, é uma tentativa falhada, que não chegou a vingar. Falhando, não se sabendo porque motivos, a primeira tentativa para a organização de um serviço voluntário de salvação pública em Alhandra, alguns entusiastas desta humanitária ideia, tendo à frente Leopoldo Fróes Junior, emérito propagandista de tudo quanto é útil à humanidade e residente agora nesta importante e laboriosa povoação fabril, vão fazer uma segunda tentativa, esperando que ela vingará desta vez. Deu-se então, começo aos trabalhos de organização, nomeando-se em primeiro lugar uma Comissão Instaladora, composta pelos seguintes cavalheiros:
Presidente, Leopoldo Fróes Junior; Secretários, Francisco Cardoso França e Manuel Rodrigues Mendes; Tesoureiro, Manuel de Jesus Câncio; Vogais, Lázaro Rato, Carlos Sande e Castro e João Lourenço dos Santos. 

De facto esta segunda tentativa vingou, e a data de 2 de Julho de 1900, ficou como a data da fundação do Corpo de Voluntários de Alhandra. A 30 de Setembro de 1900 sabe-se que a Comissão Instaladora da nova corporação de Bombeiros Voluntários, continua empregando toda a sua atividade e energia para que em breve os serviços de salvação pública fiquem convenientemente organizados.