Associação de Promoção Social de Alhandra

• Sandra Tavares - Suplente
  • Maria de Fátima Domingues - Suplente

História

A Associação de Promoção Social de Alhandra (APSA) é uma instituição particular de solidariedade social que nasceu da vontade de um grupo de populares que pretendeu apoiar as crianças e as famílias, que depois das grandes cheias de 1969, tiveram dificuldades e enfrentaram a necessidade de trabalhar longe de casa.

Depois de conseguirem alugar uma casa para o efeito, o que não foi tarefa fácil, e da regularização da parte burocrática e legal, a cave arrendada foi adaptada a jardim de infância abrindo no início de 1971, para cerca de 40 crianças.

Em 1975, foi possível abrir a creche num outro edifício arrendado. Também neste ano, por ocasião do 25 de Abril, a direção da APSA em exercício e um grupo de pais, ocuparam um edifício desabitado para onde foi transferido, em 1977, o jardim de infância, que ficou assim com capacidade para 75 crianças.

Nas anteriores instalações do jardim de infância ficou a funcionar, a partir de 1978, as instalações do ATL da Escusa.

Dado que na vila existem três escolas do 1º ciclo do ensino básico, o ATL encontra-se dividido em dois edifícios, pretendendo assim dar uma melhor resposta às necessidades das crianças e dos pais. Assim sendo, o ATL situado dentro da vila (ATL da Escusa) abrange as crianças da Escola de Ensino Básico nº1 e nº2 e o ATL situado fora da vila (ATL da Marquesa, aberto em 1989) abrange as crianças da Escola de Ensino Básico nº2 (extensão).

Paralelamente a estes dois ATL, abriu em Outubro de 1998, um ATL (ATL novo – nas anteriores instalações da creche) para dar apoio às crianças mais carenciadas das freguesias de Alhandra e S. João dos Montes, em regime livre e gratuito.

A instituição presta também um serviço de refeição, fornecendo almoços a várias crianças das escolas de ambas as freguesias, conforme o acordo estabelecido com a CMVFX.

A degradação e exiguidade das instalações da creche e jardim de infância levaram as funcionárias e anteriores direções a ambicionarem um novo edifício, construído de raiz para o efeito. Depois de um esforço conjunto entre a APSA, a CMVFX e o Ministério da Administração do Território, foi aprovado um projeto subsidiado pelo PIDDAC, nascendo assim o referido imóvel. Terminada a sua construção em 1997, procedeu-se em Outubro desse mesmo ano, à transferência do jardim de infância e creche para as novas instalações.

Os órgãos diretivos, a coordenadora pedagógica, e o médico assistente têm agora um espaço próprio para o exercício das suas funções. O mesmo acontece com os serviços administrativos que se encontram agora numa posição mais central em relação a tudo o que dá vida e forma à APSA.

Atualmente a APSA possui três viaturas que apoiam três valências, abrangendo um total de 332 crianças.