Associação da Escola de Toureio José Falcão

phone1  912 115 473
letter maps facebook

História

A Escola de Toureio “José Falcão” de Vila Franca de Xira foi fundada em 11 de agosto de 1984, ano do 10º aniversário da morte do matador de toiros vilafranquense, José Falcão. Em outubro de 1996, foi constituída uma Sociedade entre a Câmara Municipal de V. F. Xira, o Clube Taurino Vilafranquense e a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

É a única Escola de Toureio Portuguesa que faz parte da Federação Internacional de Escolas Taurinas, desde 2001. Devido a esse facto, os alunos da Escola têm levado o nome da Cidade às principais praças de toiros de Espanha e França. A 13 de junho de 2003, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi assinado um protocolo entre a Companhia das Lezírias, na pessoa do seu Presidente do Conselho de Administração, Dr. Salter Cid, e a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, para a cedência das instalações do tentadero e casa do Cabo à Escola de Toureio.

No dia 1 de maio de 2004, após as obras de recuperação, foram inauguradas as referidas instalações.