Associação Coral Ares Novos

• Manuel Sobrinho - Secretário
  • Victor Luz - Relator

História

O Grupo Coral Ares Novos acabou de comemorar 25 anos de atividade, tendo-lhe sido atribuído pela Junta de Freguesia de Alverca o Galardão de Mérito Cultural.

Formado em Outubro de 1987, constitui-se em Associação Coral em 20/04/98. Desde a sua formação tem contado com os apoios da Junta de Freguesia de Alverca e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Com um reportório bastante abrangente, este passa pela difusão da música popular e folclórica nacional e estrangeira e música sacra.

Começou por animar em 1988 a abertura de exposições coletivas de desenho, pintura e colagens em 3 freguesias do Concelho de Vila Franca de Xira e em 1989 um festival de poesia no Teatro Maria Matos.

Na área geográfica em que se insere, vem organizando e participando em encontros de coros e tem colaboração constante com as instituições locais de âmbito sócio-culturais. Fora da sua área, tem participado em diversas manifestações culturais em vários pontos do País e em Espanha.

Pela importância que tem tido para o Grupo há a destacar:

• Em 1990, participou na 3ª Temporada de Música e Dança organizada pela CMVFX.
  • Em 1991 e 1992, numa estreita colaboração com os coros Públia Hortênsia e Vocal Arsis, ambos de Lisboa, realizaram-se concertos, em Alverca, Convento do Beato e Centro Cultural da Malaposta.
  • Em 1992, organizou um trabalho interessante "A Escola e a Música" sobre a história do Canto Coral, a fim de sensibilizar os jovens da Escola Secundária Gago Coutinho, em Alverca.
  • Em 1993, em conjunto com o Coral In Vita Música do Bombarral, organizou, em Alverca e Castanheira do Ribatejo, dois concertos acompanhados por músicos profissionais (Ensemble de Cordas).
  • Em 1994, participou em conjunto com a Escuela Libré Micael de Madrid. num espetáculo organizado pelo CRAE, em Alverca.
  • Em 1995, no âmbito do protocolo com a CMVFX, organizou o 3º encontro de coros do Concelho de Vila F. Xira. Participou na VIII Temporada de Música e Teatro de Benavente.
  • Em 1996, atuou 2 vezes com a Banda da SFRA, no concerto de ano novo das Bandas Filarmónicas, em V.F.Xira e no FILALVERCA/96. Participou em conjunto com o Coro Académico na inauguração do Auditório Municipal Scala.
  • Em 1997, a convite do Agrupació Coral de Matadepera, (Barcelona), atuou nas Festas de Inverno e na Basílica de Monserrat. Gravou juntamente com outros coros um CD duplo denominado "Os Melhores Coros da Região do Ribatejo e Estremadura Norte", atuou no Museu da Água e no Anfiteatro Gulbenkian no âmbito do XV Encontro ACAL.
  • Em 1998, realizou o Encontro Coral Ibérico com a presença do Agrupació Coral de Matadepera.
  • Em 1999, no âmbito do protocolo com a CMVFX, organizou o 7º encontro de coros do Concelho e participou na 12ª Temporada de Música e Dança.
  • Em 2000, participou no concerto comemorativo do Jubileu das Artes, organizado pela Paróquia de Alverca.
  • Em 2001, deslocou-se à Madeira, numa organização do Pároco e Casa do Povo de Ponta Delgada, onde efetuou 3 atuações no Norte desta Ilha. Participou no 1º Festival Internacional de coros de Vila Franca de Xira, organizado pelo Coro Notas Soltas, onde atuou em conjunto com o Coro GEO MILEV da Bulgária.
  • Em 2002, no seu concerto de aniversário, apresentou música de Zeca Afonso e canções heróicas de Lopes Graça, estas acompanhadas ao piano por Gláucia Leal.
  • Em 2003, na inauguração da nova sede da Sociedade Filarmónica e Recreio Alverquense, houve uma atuação conjunta da Banda da SFRA com os coros de Alverca (Ares Novos, Académico e Igreja de S. Pedro). Nos habituais Concertos de Natal que costuma organizar, vários coros têm vindo a Alverca e em 2003 foram convidados os coros Vox Laci (Carcavelos) e Coral Novos Aires de Nigran (Espanha).
  • Em 2004, no seu concerto de aniversário foi convidado o quarteto de cordas AMADEUS.
  • Em 2005, no âmbito do protocolo com a CMVFX, organizou o XII encontro de coros do Concelho de Vila F. Xira. Deslocou-se a NIGRÁN (Espanha) a convite do Coral Novos Aires para participar no Concerto de Primavera. Na inauguração da Igreja dos Pastorinhos de Alverca, os coros Académico de Alverca, Igreja de S. Pedro, Santuário de Fátima, Igreja do Carmo de Évora e o Ares Novos, cantaram na primeira missa aí realizada. Participou, ainda no "Encontrão 2005 - Concurso FESTIMÚSICA" organizado pelo INATEL.
  • Em 2006, a convite do Cegada – Grupo de Teatro, fez a abertura solene da 2ª Amostra de Teatro de Alverca. No âmbito do XXI encontro de coros da ACAL, participou em 4 concertos, sendo um deles por si organizado. Convidou para o seu Concerto de Natal o Grupo Ucraniano Roksolania.
  • Em 2007, é a vez da Associação Ucraniana "SOBOR" convidar o grupo para um "encontro 2 poetas, 2 povos". Atuação conjunta com a banda da SFRA no 133º aniversário da Sociedade Filarmónica e Recreio Alverquense e a participação no 1º Festival Internacional de Castelo Branco.
  • Em 2008, no seu 20º aniversário, recebeu o Orfeão de Castelo Branco e deslocou-se a Porto de Mós e a Mortágua. Foram efetuados 3 concertos com os coros Polifónico de Almada e Vozes do Estoril interpretando uma missa étcnica pela paz, denominada "Ethno-Mass for Peace" de Lorenz Maierhofer.
  • Em 2009, foi a vez do Orfeão de Mortágua se deslocar a Alverca para comemorar o 21º aniversário do nosso grupo. Deslocaram-se a Coimbra para as festas da Rainha Santa e a Alfarelos para participar no 3º encontro nacional de grupos corais organizado pela AIR 1º de Maio. Para o concerto de Natal convidaram o Grupo Coral da Portela. Esse ano fica marcado pelo nascimento do Coro Infantil Ares Novos.
  • Em 2010, começou o ano com um concerto de Reis em Oiâ. Participam no aniversário do coro da Soc. Filarrmónica de Alpiarça e no concerto de Natal do coro Timorense Loik em Setúbal. A partir desse ano passou a ter a responsabilidade de organizar o Curso de Direção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira, que já vai na 15ª edição.
  • Em 2011, no concerto da Primavera convidou o coro da Soc. Filarmónica de Alpiarça, no concerto de aniversário o Grupo Coral de Oiã, numa organização conjunta com o coro Stravaganzza recebeu o coro de câmara do GCEA da Madeira, organizou um concerto na Basílica dos Mártires em Lisboa com a participação do coro Illumbe de Trintxerpe (Espanha). No âmbito do protocolo com a CMVFXira, organizou o XVII Encontro de Coros do Concelho, onde participaram para além dos vários coros do concelho, o Coral Harmonia, de Santiago do Cacém.
  • Em 2012, a convite do Coro Vozes do Estoril, oito coros de juntaram para cantar "Ethno-Mass for Peace" de Lorenz Maierhofer (o autor esteve presente), no Auditório da Boa Nova - Estoril. Para comemorar os 25 anos do Grupo Coral Ares Novos a ACAN projetou um conjunto de realizações sob o tema "Voo de Paixões" que se iniciaram em outubro de 2012 e prolongaram-se até junho de 2013, numa grande diversidade de realizações e de participantes convidados, com coros infantis, juvenis e adultos, bandas, conjuntos instrumentais e mistos, numa soma invulgar de espetáculos que permitiram apreciar a música sacra, os instrumentos, o canto popular, o fado, o rock, o jazz, a música tradicional, a música erudita e até o cinema.
  • Em 2013, demos continuidade às comemorações dos 25 anos, cujo encerramento ocorreu no fim de junho com o concerto dedicado ao jazz e a Duke Ellington "Sacred Concert" com a participação dos grupos corais Ares Novos, Musicarte, Camerata de Torres Vedras, Stravaganzza, a solista Ariana Russo e a orquestra Ellington Ensemble. O concerto de Natal foi dedicado a Lopes-Graça, com a interpretação da "1ª Cantata de Natal" deste compositor, por 3 grupos corais, Ares Novos, Musicarte e Stravaganzza.

É sócio da ACAL – Associação de Coros da Área de Lisboa, é membro fundador da FENAMCOR – Federação Nacional Movimento Coral e associado do INATEL.

O Maestro Eli Camargo Júnior foi o seu fundador e dirigiu o coro até ao início de 1995, tendo, o Maestro Paulo Cairrão, dado continuidade ao seu trabalho até Junho de 2010. Atualmente é dirigido pelo Maestro Frederico Nobre Projecto.