A.B.E.I. - Associação para o Bem Estar Infantil da Freguesia de Vila Franca de Xira

house Quinta dos Bacelos - Alto da Agruela 2600-013 Vila Franca de Xira
phone1 263 287 200
letter maps facebook web

• Inês Pedro - Presidente
  • Sofia Flor - 1º Secretário
  • Vera Fernandes - 2º Secretário

• Luís Branco - Presidente
  • Sandra Ribeiro - Vice Presidente
  • Catarina Soares - Tesoureiro
  • Vera Góis - Secretário
  • Rui Paz - Vogal
  • Mário Santos - 1º Suplente
  • Patrícia Nunes - 2º Suplente
  • Patrícia Andrade - 3º Suplente

• Júlio Alvadia - Presidente
  • Raquel Silva - 1º Vogal
  • Nelson Prates - 2º Vogal

A Associação para o Bem Estar Infantil da Freguesia de Vila Franca de Xira, conhecida por ABEI, nasceu em Maio de 1975 com o apoio de um grupo de pais e cidadãos vocacionados para a prevenção e resolução dos problemas associados à infância.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) é hoje uma referência no concelho de Vila Franca de Xira, tanto nas valências de Creche, Pré-escolar e Atividades de tempos livres (CATL), como nos equipamentos sociais de apoio as crianças e jovens em perigo – Centros de Acolhimento Temporário (CAT).

Os valores da Associação foram desde sempre edificados num clima de solidariedade, fraternidade e convergência de esforços para que todo o exercício da sua atividade honrasse de forma idónea e auspiciosa os objetivos a que se tem proposto desde o seu início para com as crianças e com a comunidade em geral.

A Associação tem vindo desde a sua constituição, a registar um crescimento bastante significativo, criando novos equipamentos sociais, que acrescentam respostas às valências de creche e pré-escolares inicialmente disponíveis, primando pela modernidade e segurança, sem descurar a importância da arquitetura, espaço envolvente e contato com a natureza.

Ciente das lacunas nas respostas sociais no concelho de Vila Franca de Xira, a ABEI, transpôs as valências de Creche, Pré-escolar e CATL, e construiu e inaugurou durante o ano de 2008, quatro Centros de Acolhimento Temporário (CAT), os quais prestam serviços e desenvolvem atividades dirigidas a crianças e jovens em situação de risco decorrentes de abandono, negligências, maus tratos físicos e psíquicos, vítimas de abusos sexuais e outros fatores de risco.

Atualmente conta com mais 6 novos equipamentos, nomeadamente 3 creches e 3 pré-escolares, inaugurados em 2009 e 2010, aumentando a capacidade das respostas sociais do concelho e permitindo a criação de diversos postos de trabalho.

Os 5 postos de trabalho inicialmente criados para 50 utentes, aumentaram para 249 colaboradores, os quais prestam diariamente serviço a cerca de 910 utentes.

Importa sublinhar que para o crescimento verificado, foi determinante o distinto esforço e dedicação de todos os corpos sociais e funcionários que têm passado pela Instituição, bem como o apoio prestado por parte dos organismos governamentais, autarquia e demais parceiros sociais.

E porque a Associação não se limitou ao público infanto-juvenil, tendo continuamente o intuito de prevenir e apoiar as mais diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, candidatou-se ao Programa Modelar. Encontra-se em fase final de construção o primeiro Centro de Cuidados Continuados – Unidade de Internamento de Manutenção ou Longa Duração do concelho de Vila Franca de Xira.

Avaliando o passado, a Associação projeta o seu futuro, ciente de que, não obstante a sua já longa caminhada pelo trilho da solidariedade, muito há a criar, muito está por desenvolver, e enquanto novas edificações aguardam os adequados momentos, a aposta recai sobre a formação, qualificação e certificação, numa aposta de prestar um serviço de qualidade, que se aspira de excelência.