Assembleia Geral
Direção
Conselho Fiscal
Aos 15 de Outubro de 1995, alguns moradores do Bairro de Olival de Fora em Vialonga, reuniram-se e anunciaram a formação de um grupo para apoiar e formar a juventude da freguesia de Vialonga no desporto.
Nesse mesmo dia, começaram por participar numa prova desportiva designada corta mato de Santana do Mato em Coruche, e onde ficou marcado pela primeira vez o nome do grupo - Grupo Desportivo "Os Patuscos de Vialonga".
No final da prova ficou combinado entre esses moradores, o legalizar a associação com a documentação para o registo de pessoa coletiva, assim como a escritura e sua publicação no Diário da República.
Retrospetiva das várias atividades
Em 1995, a nível de atletismo, participaram em algumas provas nacionais e internacionais, nomeadamente no concelho de Lisboa, Évora e Santarém e no estrangeiro em Espanha (Madrid) e França (Paris).
Em 1996, alargaram a sua atividade para a prática do voleibol feminino e futebol 5 em vários escalões nas provas de "Vila Franca 2000".
No atletismo todos os fins de semana participaram com algumas dezenas de atletas ao longo do território nacional, tendo algum trabalho positivo com os jovens, jovens difíceis em inserção social. No final da época obtiveram-se grandes resultados desportivos em Paris com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Começaram a sua participação com algumas dezenas de atletas nas vialonguíadas em várias modalidades, tais como: futebol 5, damas, chinquilho, xadrez, voleibol e sueca.
Neste ano ficaram registados na Associação de Atletismo de Lisboa, mas apenas alguns atletas federados.
Em 1997, seguem-se as atividades, acrescentando às mesmas o departamento de basquetebol. O número de atletas sobe significativamente. Foram convidados para serem parceiros do "Projecto Desenvolvimento Sócio Comunitário de Vialonga". Foram homenageados pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pelo trabalho prestado com os jovens que se agrupam nos escalões de futebol 5: escolinhas, infantis, iniciados e juvenis. No atletismo: benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores, respetivamente em femininos e masculinos.
Continuam com a participação semanal em provas de atletismo, do sul ao norte do país.
No final da época de atletismo, mais uma vez estiveram representados em Paris com dois atletas e como prémio de trabalho do grupo, a Câmara convidou o presidente da direção como reconhecimento do seu labor em prol da juventude, indo como monitor.
Em 1998 foi um ano de muito trabalho, pois o número de atletas subiu extraordinariamente com a devida dificuldade de acompanhamento de formadores. Foram parceiros no projeto "Viver o Bairro" e como tal passaram a trabalhar com jovens oriundos de outros bairros, tais como: bairro do Cabo de Vialonga, À-dos-Bispos - Vila Franca de Xira e Arcena - Alverca.
Continuaram a estar em parceria com o projeto "Sócio Comunitário Vialonga".
Tornaram a participar nas provas de vialonguíadas em Vila Franca 2000, assim como em provas nacionais, federados e amadores na modalidade de atletismo.
Uma atleta foi campeã de veteranas da Maratona de Lisboa organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Em 1999, sempre a crescer o número de atletas, mas desta vez acompanhado também com o número de formadores e monitores.
É lançada uma equipa de femininos de futebol 5 nas vialonguíadas e Vila Franca 2000.
Foi inscrita na Inatel uma equipa de futebol 11 seniores participando no campeonato da 3ª divisão.
Nesse ano, no Concelho, foram a 2ª associação com mais participantes no desporto amador durante a época. Com participações no futebol e atletismo em todas as provas.
Foram convidados a participar no "Projecto Pró-Via" na modalidade de futebol com as escolinhas, com crianças entre os 8 e 10 anos, assim como continuaram na 2ª fase do projeto "Viver o Bairro" e agora "Luta contra a Pobreza".
Através do projeto "Viver o Bairro" foi-lhes cedida uma sala para sede provisória da associação até ao final do ano.
Em 2000 foram campeões de futebol 11 da 3º divisão do campeonato Inatel, subindo consequentemente à 2ª divisão.
Participaram pela primeira vez nos jogos das Fortíadas, Alverquíadas e jogos da Póvoa de Santa Iria e como habitual em todas as outras provas.
Com o projeto "Viver o Bairro" é-lhes facultado o uso do pavilhão no Bairro do Olival de Fora - Vialonga, para treinos das equipas nas diversas modalidades e ao mesmo tempo iniciaram o departamento de ginástica de manutenção.
Foi revogado até ao final do desse ano a cedência da sala onde continuaram com a sede provisória.
Com a colaboração do projeto "Luta contra a Pobreza", foi cedido até ao final do ano um monitor-colaborador a meio tempo, para dar apoio aos jovens durante o dia. A 29 de Agosto foram condecorados com um Mérito Desportivo pela Junta de Freguesia de Vialonga.
Para celebrar o aniversário da associação, todos os anos realizam-se várias provas desportivas com o apoio das autarquias locais, pequeno comércio local e ABEIV, com a finalidade de dar uma maior cor e alegria à população do bairro.
Volvidos 5 anos de existência, garantem que só com amor, dedicação e carolice conseguem "levar a água ao moínho".
Sabem que todo o trabalho só tem sido possível pelo esforço, empenho, dedicação, amor e alegria de verem crianças e jovens bem inseridas na sociedade de modo a sentirem que os estão a ajudar a tornarem-se grandes homens e mulheres que tanto desejam e precisam para uma sociedade mais justa e mais sã.