Trata-se de uma Unidade Orgânica que tem como objetivo proporcionar o contato entre a Autarquia e as estruturas associativas do concelho, de modo a apoiar, dinamizar e enquadrar a sua atividade.

Dispõe de uma visão global sobre todo o Movimento Associativo, desenvolvendo diversas formas de relacionamento e mecanismos de gestão dos apoios, de modo a corresponder de uma forma justa às necessidades das associações do concelho.

A ação deste Gabinete é orientada de acordo com os seguintes objetivos:

• Ligação com o Movimento AssociativoReforçar a ligação entre a Câmara Municipal e o Movimento Associativo, em função de objetivos previamente definidos e de interesse comum.

• Conhecimento do Movimento AssociativoPromover ações que permitam um melhor conhecimento do movimento associativo, por forma a identificar as principais dificuldades e programas a desenvolver.

• Apoio às InfraestruturasProsseguir uma política de criação de espaços coletivos, mantendo linhas de apoio à construção, ampliação ou manutenção das infraestruturas das Associações.

• Apoio para EquipamentosDotar as Associações de equipamentos por forma a garantir a sua modernização e autossuficiência na prossecução dos seus objetivos estatutários.

• Apoio a Atividade e IniciativasApoiar técnica e financeiramente a atividade e as iniciativas do movimento associativo.

• Informação, Sensibilização e de FormaçãoPromover ações de informação, sensibilização e de formação que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria qualitativa do trabalho Associativo.

• Fomentar a CooperaçãoFomentar a cooperação entre o Poder Central, o Poder Local, o Movimento Associativo e os Agentes Económicos.

Morada:

Rua Luís de Camões, 43