Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1008

  • CNE1008 - Nova Época 2425

Contactos

house Igreja Paroquial do Forte da Casa 2625-486 Forte da Casa                                      
phone1 963 986 102
letter maps facebook

Órgãos Sociais

Direção

  • Cátia Pereira - Chefe de Agrupamento
  • Raquel Costa - Chefe Adjunto de Agrupamento
  • Diogo Ribeiro - Tesoureiro
  • Andreia Carreira - Secretário
  • Raquel Costa - Chefe de Unidade 1ª Secção
  • Inês Gomes - Chefe de Unidade 2ª Secção
  • Diogo Ribeiro - Chefe de Unidade 3ª Secção
  • João Lopes - Chefe de Unidade 4ª Secção
  • Adelino Ferreira - Assistente do Agrupamento

História

A ideia surgiu no dia dezanove de Novembro de 1991, data na qual existiu a primeira reunião na Igreja Paroquial do Forte da Casa para discutir a necessidade de um grupo de escuteiros jovens e dinâmicos na vila do Forte da Casa. Esta primeira, e ainda embrionária ideia, foi debatida na presença do Pe. José Manuel (representante regional), Pe. José Rota, que desde o início acreditou no sucesso da existência de um grupo de escuteiros no Forte da Casa, o chefe Gouveia, o Tó, a Vera, a Sónia e ainda o chefe Horácio Oliveira, chefe de agrupamento da Póvoa, na altura.

Decidiu-se nesta primeira troca de ideias, com o apoio do Pe. José Rota, que era imperativa a criação do Agrupamento de Escuteiros do Forte da Casa.

Foi em 26 de Janeiro de 1992 que se iniciou a captação de jovens para formar este agrupamento, na missa, na catequese, e em outros meios de comunicação com os jovens, decide-se também que a partir deste dia o agrupamento seria acompanhado pelo Agrupamento de Escuteiros da Póvoa de Santa Iria.

O agrupamento, teve inicio efetivo com a primeira secção: os lobitos. Esta secção deu início às suas atividades a dia 7 de Março de 1992 com 35 crianças divididas em 5 bandos. Mas antes do inicio de atividades dos lobitos, existiu a tomada de posse da primeira direção do, agora nosso, agrupamento sendo ela: Chefe de Agrupamento: Manuel Gouveia, António Santos, Sónia Oliveira, Vera Ribeiro e assistidos pelo Pe. José Rota, só em Junho 1992, a direção conta com a presença da chefe Filomena Oliveira.

De Março a Outubro de 1992, foram desenvolvidas atividades apenas para os lobitos. A primeira promessa do agrupamento teve lugar ao dia 10 e 11 de Outubro de 1992, tendo sido investidas 27 crianças.

De qualquer forma, até à data não existia ainda oficialmente agrupamento, uma vez que não havia ainda existido a abertura oficial. Esta abertura oficial acontece em 18 de Maio de 1993 com a seguinte direção: Chefe de Agrupamento: Manuel Gouveia, Secretário: António Santos, Tesoureira: Sónia Oliveira, e a esta altura já estavam formadas as quatro secções sendo elas chefiadas por: I Secção: Vera Lúcia, II Secção: Sónia Oliveira, III Secção: Filomena Oliveira e IV Secção: António Santos.

E é a partir do dia 18 de Maio de 1993 que o nosso agrupamento ganha o seu número e transforma-se no grandioso: 1008 Forte da Casa