Clube Recreativo de Alhandra

Contactos

Morada: Rua Dr Sousa Martins, 5 2600-518 Alhandra

Telefone: 219 500 253

Email: cluberecreativodealhandra@gmail.com

maps

facebook

instagram

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

  • Hugo Marques - Presidente
  • Fernando Furtado - Vice Presidente
  • Ana Paula Sequeira - 1º Secretário
  • Alexandre Malik - 2º Secretário
  • Maria Lúcia Martins - 2º Secretário

Direção

  • Fernando Cirilo - Presidente
  • Catarina Amaral - Vice Presidente
  • Dina Curto - Tesoureiro
  • Rui Martins - 1º Secretário
  • José Martins - 2º Secretário
  • Francisco Pereira - 3º Secretário

Conselho Fiscal

  • Miguel Carvalho - Presidente
  • Ana Frieza - Secretário
  • Nuno Teixeira - Relator

História

O Clube Recreativo de Alhandra foi fundado em 1905 e é uma das coletividades mais antigas da vila de Alhandra e de todo o concelho de Vila Franca de Xira.

Clube Recreativo de Alhandra é o quarto nome de uma série de coletividades que lhe antecederam. As duas primeiras, Grupo Musical Esperança (1905) e Tuna Comercial e Industrial de Alhandra (1906) eram coletividades, como os seus nomes indicam, vocacionadas para a música. 

A terceira, e da qual o CRA descende diretamente, denominava-se Clube Comercial e Industrial de Alhandra (1921). Era uma coletividade com uma frequência muito restrita. 

Em 1934, um grupo de sócios, com outra maneira de encarar a vida, fundou o Clube Recreativo de Alhandra – mais aberto e a abranger um leque maior da população da vila. 

A grande viragem deu-se a partir de 1968/69, ou seja, depois das obras que deram à coletividade a disposição que hoje tem, com o aparecimento de jovens preocupados com os problemas sociais da época. 

Mudaram por completo a coletividade, o que não foi pacífico, devido às consequências do choque de gerações que se prolongou por vários anos. Depois de um período «cinzento» de cerca de dois anos (1974/75), em que duas ou três pessoas, lutando contra a corrente, mantiveram a chama acesa, o Clube Recreativo de Alhandra acabou por conquistar nova dinâmica. Passada a crise do pós-25 de Abril, começaram a aparecer pessoas de boa vontade e bem intencionadas que deram nova vida à coletividade. 

Viveu-se uma época rica em atividades culturais e recreativas, procurando agradar às diversas sensibilidades dos frequentadores do CRA. Inclusive passaram a ensaiar nas instalações sociais um conjunto musical e um rancho folclórico. Assim continuou a vida no CRA por mais alguns anos... Hoje o Clube Recreativo de Alhandra tem cerca de 250 sócios e é frequentado diariamente por mais de duas dezenas de pessoas. Um número que aumenta drasticamente aos fins de semana. 

Após 94 anos de vida, o Clube Recreativo de Alhandra mantém a sua dinâmica e é uma das coletividades de referência na vila de Alhandra e em todo o concelho de Vila Franca de Xira. Novos projetos estão a ser preparados para melhor servir todos os associados e população em geral. 

Filiado número 122 da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, o Clube Recreativo de Alhandra (CRA), à semelhança de outras instituições do género, tem contribuído para o desenvolvimento integral e harmonioso dos seus sócios e das suas famílias, atendendo aos aspetos intelectual, físico, moral e estético que o compõem. Chegou, mesmo, em tempos idos, a ser alcunhado de "o clube do chá dançante", por todos aqueles que não o frequentavam e sentiam-se de algum modo marginalizados. 

O CRA abre portas de segunda a quinta-feira, das 20 às 24 horas; à sexta-feira, das 20 às duas horas da madrugada; e, por fim, ao sábado, das 14 até às três horas da madrugada de domingo. A sua subsistência diária deriva das receitas do bar, quotização dos sócios e de diversas iniciativas levadas a cabo pelos seus dirigentes. Tem sido apoiado pelo Governo Civil de Lisboa (subsidiou a compra do mobiliário), a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo (obras de restauro do edifício).