Morada: Rua do Espírito Santo, 29 e 31 | 2600-140 Vila Franca de Xira
Telefone: 917 873 820
Assembleia Geral
Direção
Conselho Fiscal
"A Casa dos Forcados de Vila Franca de Xira foi criada com o esforço e dedicação dos elementos integrantes do grupo. Inaugurada em Fevereiro de 1986 e mais de 20 anos depois, a tertúlia assume-se como um importante reforço da identidade do Grupo."
"Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, 75 anos na vida de um grupo. São muitos anos na arte de bem pegar toiros, em que a raça e a valentia são o lema. Muitos Forcados com o risco da sua própria vida têm levado a toda a parte o nome de Vila Franca. Grandes têm sido os seus êxitos, enorme a sua simpatia."
"Tudo começou por volta de 1929, quando surgem, cerca de 10 moços amigos que movidos pelo seu bairrismo começaram a pegar toiros, atuando em algumas feiras taurinas, mas não dando qualquer denominação ao seu conjunto, identificados apenas pelos seus nomes, sendo o Cabo o Sr. José Guerra."
"Em 1986, o grupo enfrenta o toiro mais pesado da sua história, na Praça de Toiros de Évora, um exemplar da Ganadaria de Couto Fornilhos acusa na balança 715 kg. O forcado Rogério Antunes após duas tentativas, teve de ser dobrado pelo valoroso Jorge Faria que conseguir consumar a pega à quinta tentativa, superiormente ajudado por um grupo cheio de raça e valentia como era seu timbre, destacando-se o 1º ajuda, João Luis Costa "Pantufeira". Destaca-se, também, as presenças contundentes do grupo em França e Espanha, especialmente na Monumental Praça de Toiros de Madrid. O grupo em território nacional continuou a participar nas corridas mais importantes como as corridas TV, Rádio Renascença, Semanário e nas principais feiras taurinas portuguesas, conquistando inúmeros troféus, onde destacamos os seguintes:"
1984
"Melhor Grupo na Palha Blanco" da Casa do Forcado
1985
"Policia Municipal de Madrid"
"Melhor Pega" da Feira de Outubro
1987
"Melhor Pega" da Rádio Comercial
"Melhor Pega de Caras" da Feira Taurina da Moita
1988
"Melhor Pega - Zé da Jockey" da Feira de Outubro
1989
"Melhor Pega da temporada" da Tertúlia Tauromáquica Setubalense
1990
"Melhor Pega" da 1ª Corrida noturna em Almeirim
"Festas da Arruda - Melhor Pega" em Arruda dos Vinhos
1991
"Jorge Pereira dos Santos - Melhor Pega" em Setúbal
"Rádio Portalegre - Melhor Grupo da temporada"
"Cotton Club - Melhor Grupo da temporada"
"Melhor Pega" em Coruche
"Na época de 2001, com as comemorações do Centenário da Praça de Toiros "Palha Blanco" o grupo atua por 8 vezes em Vila Franca, encerrando a temporada com uma imponente corrida da lendária ganadaria Miura, ficando na historia da tauromaquia mundial como o único grupo de forcados que se arriscou a pegar os seis toiros, anunciados como terroríficos, mas que permitiram ao Grupo alcançar um memorável êxito, finalizado com volta à arena."
Nem tudo é como queremos, os acidentes por vezes atingem momentos de dor de perda de um camarada, um amigo, como aconteceu em "A 16 de Agosto de 2002, na praça de toiros de Arruda dos Vinhos e na época comemorativa dos 70 anos de fundação, o Grupo sofre a maior tragédia da sua história quando o valoroso FORCADO RICARDO SILVA "PITÓ", perde a vida ao executar uma extraordinária pega a um toiro do Eng. Jorge de Carvalho. Após este trágico acidente o Grupo esteve um período luto em que não atuou, pelo que neste ano apenas participou em 14 corridas de toiros. A época seria encerrada com um bonito Festival de Homenagem Póstuma ao nosso amigo "Pitó", onde os forcados antigos compareceram em força e assumiram a responsabilidade de se colocar à frente de toiros, numa tarde muito dura mas de grande sentimento."
Por vezes nem tudo corre bem e nesses momentos a camaradagem, a entrega e a amizade vem ao de cima.