Associação Os Companheiros da Noite

Contactos

house Rua Raul Alves, 40 com entrada pela Rua 28 de Setembro, 5A 2625-159 Póvoa de Santa Iria
phone1 934 598 834
letter maps facebook

Órgãos Sociais

Direção

  • Sara Simão - Vice Presidente
  • Anabela Ferreira - Tesoureiro
  • Alexandra Pereira- Secretário
  • André Costa - 1º Vogal

História

A Associação "Os Companheiros da Noite" é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, com sede na Póvoa de Santa Iria, cujo objetivo é o apoio de indivíduos Sem-Abrigo e/ou Carenciados, que vivem em situações de carência extrema em toda a área geográfica do Concelho de Vila Franca de Xira.

Esta associação foi criada por um grupo de jovens que em Dezembro de 2002 decidem participar, de forma solidária, numa volta noturna de apoio aos sem abrigo em Lisboa. Após esta experiência resolvem, de uma forma altruísta, começar a desenvolver o mesmo trabalho, aos sábados à noite, pelas ruas do concelho de Vila Franca Xira, distribuindo sopa, alimentos e agasalhos aos mais desfavorecidos.

A estes jovens juntaram-se outras pessoas que voluntariamente começaram a desenvolver esta atividade de forma regular, contando com o apoio da Cercipóvoa que disponibilizou instalações e carrinhas permitindo a realização deste trabalho.

O grupo continuou a crescer, organizando-se e levando à constituição da Associação Os Companheiros da Noite em 2004.

Em 2007 Os Companheiros da Noite mudam a sua sede para um espaço no edifício dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria a convite destes.

O trabalho junto da comunidade é desenvolvido através de equipas de voluntários, que todas as semanas, aos sábados e às quartas feiras realizam rondas noturnas, em carrinhas, distribuindo alimentos, agasalhos e uma palavra amiga ao longo da noite pelas ruas das freguesias do concelho de Vila Franca de Xira. Inicialmente as voltas eram feitas só aos sábados mas a partir de 2008 passaram a ser feitas também às quartas feiras com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Para além desta distribuição é objetivo desta associação o reencaminhamento das pessoas que atendemos, no sentido de tornar possível a sua reinserção na sociedade.

Para tal realizam a sinalização e o acompanhamento das pessoas auxiliadas pela associação, junto de várias entidades públicas e instituições privadas, entre elas o departamento de Ação Social da Câmara Municipal de VFX, de forma a conseguir a melhor solução para cada caso.

Apoiam cerca de 45 a 50 pessoas por noite, na sua maioria homens embora comecem também a ser procurados por algumas famílias, dado a situação económico-social que se vive.

Ao longo do ano participam em diversas atividades do concelho de forma a divulgarmos a associação e angariar fundos para a continuação do nosso trabalho.

Realizam também todos os anos um tradicional Jantar de Natal para as pessoas que apoiam, proporcionando assim a todos uma noite diferente na época natalícia.

O desenvolvimento da atividade apenas é possível através de donativos e apoios de algumas entidades do concelho entre as quais a Cooperação dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria, Cercipóvoa, Câmara Municipal Vila Franca de Xira, associações, instituições e empresas entre elas a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, algum comércio local (padarias, minimercados e feirantes) e Juntas de Freguesia.

Durante o ano de 2011 e especialmente durante o mês de Dezembro decorreram varias campanhas de solidariedade a favor dos Companheiros da Noite desenvolvidas por vários organismos: Sociedade Central de Cervejas, Grupo de Jovens da Catequese da Igreja da Póvoa de Santa Iria, Divisão da Juventude da Câmara de VFX em conjunto com as casas da juventude do concelho, Departamento de Ação Social da Câmara de VFX em conjunto com as Associações de Reformados, Juntas de Freguesia e Universidade Sénior de VFX, Academia de Dança Paula Manso, CASBA.

Toda a atividade desenvolvida pelos Companheiros da Noite apenas é possível devido ao magnífico trabalho realizado, ao longo do ano, por cerca de 52 voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 75 anos e sem os quais a associação não existiria.