Associação do Pessoal das OGMA

• Carlos Mendes - Presidente
  • Marco Cunca - Secretário
  • Paulo Santos - Relator

Desde 1985 que alguns funcionários das OGMA todos no ativo se reuniam duas ou três vezes por mês em jantares informais. Em setembro de 1988 com a passagem á situação de aposentados de alguns funcionários. Passou-se a falar na necessidade da existência de um grupo ou associação que tivesses a seu cargo a organização de estes encontros convívios e um local onde o pessoal se pudesse reunir. Os objetivos de uma associação deste tipo seriam os de promover em comum e em âmbito alargado, atividades que dinamizassem o contacto extra-ogma. Assim em maio de 1989 um grupo de funcionário reuniu-se para discutir os primeiros passos a dar para a criação da Associação recreativa e cultural do pessoal das OGMA tendo sido constituída uma comissão de dois ex-funcionários Srs. João Oliveira e José Rodrigues e por três funcionários no ativo Gervásio Fernandes Maximiano Roque e António Sanches. Em Setembro desse mesmo ano voltou a comissão a reunir-se já com novos participantes. A fim de aprovarem o emblema da associação, ainda hoje vigente cujo simbolismo e cores se descreve adiante. Um escudo encimado pela sigla APOGMA. Sobreposto a duas assas de cor amarela e de uma roda dentada. Apresenta o escudo no seu interior uma paisagem, dois rios meia-lua e um livro, tendo como fundo prateado, novamente umas asas e sol dourado contornados a cor preta. Azul o céu e os rios, verde matizado a paisagem e vermelho a meia-lua. A comissão instaladora pós em votação aos trabalhadores da OGMA o nome para a associação do qual resultou como vencedor o nome atual APOGMA com a designação de Associação do Pessoal das OGMA. Nome com o qual foi registada no dia dois de Julho de mil novecentos e noventa no registo nacional de pessoas coletivas.

Assim enviou-se por esta altura uma carta ao Sr. Diretor das OGMA fim de analisar a possível cedência de instalações para a sede da mesma. De referir que esta carta foi assinada por vinte trabalhadores tanto no ativo como aposentados.

A vinte de novembro de mil novecentos e noventa foi realizada no primeiro cartório notarial de Vila Franca de Xira a escritura de constituição da Associação do Pessoal das OGMA e registo dos respetivos estatutos. De salientar que neste surge como condição para associado a obrigatoriedade de ser ou ter sido funcionário das OGMA. Estiveram presentes no ato os Srs. António Augusto Afonso, José Braga Ferreira, João Dias Oliveira, Gervásio da Cruz Fernandes, Américo da Silva Lopes, José da Paz Rodrigues, Maximiano dos Santos Roque, Manuel da Neves Cortes António Couto Sanches, Fernando Augusto Marques Rodrigues e Joaquim António de Sousa Maçãs. Tornando-se assim desta maneira sócios fundadores da associação. Foi assim oficializada a associação sem fins lucrativos, cujos objetivos é o desenvolvimento de atividades culturais, desportivas e recreativas. Tendo o mesmo sido publicado em Diário da República em nove de janeiro de mil novecentos e noventa e um. Tendo nesta altura como sede englobadas nas OGMA.

Mas para desenvolver certas atividades tornava-se urgente a obtenção de novas instalações. Assim devido aos altos custo que acarretariam o aluguer de instalações propícias que poderiam por em causa o arranque da associação, decidiu-se solicitar ao diretor de então das OGMA SR General Rui Espadinha a cedência de instalações no bairro OGMA. Obteve-se parecer favorável e foi cedida em 1992 a cave da rua Joaquim Sabino de Faria nº42. Sendo mais tarde em 1998 pela pessoa do Sr. Brigadeiro Adriano Portela, diretor das OGMA cedida a vivenda sita á avenida Capitão de Almeida Meleças nº 78.

Este facto permitiu tornar a associação totalmente independentes sem no enato descurar qualquer apoio ou iniciativa promovida pelas OGMA.

No presente a APOGMA tem cerca de 750 associados, tendo como sócios Honorários a OGMA,a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo. É socia do INATEL e da confederação das associações culturais e recreativas portuguesas.

Vem desenvolvendo atividades frequentemente dirigidas aos sócios e população em geral através das suas diversas secções. Secção de pesca desportiva com atividades de convívio lazer assim como participação no campeonato nacional de pesca desportiva em parceria com a ORGES SPORT com cerca de dez atletas. Secção de atletismo com cerca de quinze atletas com participação nas mais variadas provas nacionais da modalidade e internacionais das quais se destaca a participação na Maratona internacional de Atenas na Grécia levando nome da nossa associação e cidade além-fronteiras. Secção de natação de manutenção com dez atletas, secção de BTT/turismo com participação em várias provas desde nível local a nacional. Secção de futebol e futsal com organização desde jogos convívio a participação em torneios de âmbito local. Secção de aeromodelismo com demonstrações do mesmo.

A título excecional organizou diversos espetáculos de cariz musical na sua sede com demonstrações de música tradicional até alternativa. Realce-se a organização do primeiro festival de Rock da cidade de Alverca com a participação pela primeira vez em Alverca da banda Xutos e Pontapés, o qual se provou ser um sucesso na divulgação da associação como da cidade.

Também aposta na promoção de iniciativas individuais não só dos sócios como da população em geral coma a realização de exposições de artesanato. Pintura entre outras na sua sede. Dispõe ainda de uma sala multimédia ao dispor dos sócios na sua sede.

Assim a APOGMA assume-se como uma associação com passado mas sobretudo virada para o futuro ao serviço dos sócio mas também da Cidade de Alverca do Ribatejo.