Associação de Solidariedade Social de Apoio à Família

Morada: Praceta Palmira Bastos, 36 - Olival dos Currais | 2625-481 Forte da Casa

Telefone: 219 565 095

Email: assaf@assaf.pt

maps

web

• José Sanches - Presidente
  • Luís Ferreira - Vice Presidente
  • Maria Margarida Santos - Secretário

• José da Silva - Presidente
  • Filipe Costa - Vice Presidente
  • António Tolentino - Tesoureiro
  • Carlos Gomes - Secretário
  • Lucia Moura - Vogal
  • Marisa Galrito - Suplente

• Nuno Gaspar - Presidente
  • Maria Telma da Silva - Secretário
  • Francisco Neto - Secretário
  • Catarina Santos - Suplente

Esta instituição iniciou a sua atividade a 7 de Novembro de 1992 com um grupo de vinte crianças dos dois aos cinco anos. Pais e amigos da Associação lançaram a mão a um projeto ambicioso, cujo objectivo fundamental era proporcionar às nossas crianças um ensino de qualidade, preparando-as para a sua vida escolar, cuidando da sua formação, dedicando-lhes carinho e atenção, colmatando a sua principal necessidade: ter mais um equipamento na freguesia com os recursos humanos necessários à prestação de serviços sócio-educativos da 1ª e 2ª infância, já que a capacidade de resposta da comunidade começava a ser diminuta. Criou-se então um espaço, uma valência: "Jardim de Infância" (numa loja alugada).

Em Setembro de 1993, o número de crianças aumentava consideravelmente, o que nos levou a procurar novas instalações (com maior capacidade). As instalações caracterizam-se ainda hoje como sendo instalações adaptadas para o efeito, sendo a sua essência base uma loja, o que condiciona à priori os recursos físicos e inevitavelmente a organização e funcionamento da instituição.

Até finais de 1994, altura em que se celebrou os primeiros Acordos de Cooperação com a Segurança Social, a direção desta Associação juntamente com o trabalho de solidariedade de pais e funcionários, fez inúmeros esforços para aumentar a qualidade dos serviços prestados às nossas crianças.

Em 1995 a Associação de Solidariedade Social de Apoio à Família, em resposta a uma procura por parte da comunidade do Forte da Casa, viu-se na necessidade de iniciar uma nova valência: Atividades dos Tempos Livres (ATL), com crianças em idade escolar, dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido no Pré-Escolar. Face às dificuldades em conseguir encontrar espaços para o efeito, só nos restou a hipótese de alugarmos um apartamento junto à escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Em 1997, face ao crescimento do número de crianças em ATL, a Assaf consegue abrir mais um espaço de ATL (mais um apartamento no mesmo prédio do primeiro ATL).

A 1 de Setembro de 1998, a ASSAF inicia uma nova etapa com a abertura das instalações para o Berçário e simultaneamente, Salas de Estudo para o apoio a jovens que começam outra fase, a entrada para o 2° Ciclo do Ensino Básico.

Para o Berçário as dificuldades para encontrar o espaço ideal foram muitas: primeiro derivado às condicionantes exigidas pela Segurança Social para a abertura de uma valência como esta e em segundo lugar porque era cada vez mais difícil encontrar espaços que se pudessem adaptar para o efeito na nossa freguesia. Em relação ao 2ºCiclo, foi consideravelmente mais fácil devido a ter vagado mais um apartamento junto aos outros de ATL.

Em 1999 com a cedência de um terreno pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, situado num espaço em expansão populacional, a Terceira Fase do Forte da Casa, a Associação pôde então partir para as diligências de concretização de um projeto de construção de novas instalações, que se tornaria no futuro a nossa sede.

Enquanto fazíamos diligências a este propósito e aguardávamos pelas aprovações do Projeto por parte das entidades que nos tutelam, abrimos em Setembro de 2001 um novo espaço para o aumento das nossas vagas em idade de creche (neste caso, mais propriamente um Berçário), fruto de uma amável cedência de uma loja por parte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Esta loja sofreu remodelações e adaptações para poder acolher na altura 10 crianças dos 4 meses aos 18 meses de idade. Este espaço situa-se no bairro do PER.

Alguns meses antes de abrirmos este espaço, já o tínhamos completo em termos de vagas para as crianças. Isto é sinónimo de que nós, instituições de infância desta freguesia que esperamos por melhores e maiores instalações, continuávamos a não conseguir dar resposta às necessidades da comunidade formando-se as inevitáveis listas de espera.

Ainda antes de terminar o ano lectivo de 2003/04, procedemos ao aluguer de um novo espaço, desta vez na urbanização nova do Forte da Casa, Rua António Gedeão, para aumentar mais a capacidade de resposta da instituição. Desta vez abrimos duas salas: uma de 1 ano e outra de 2 anos para 16 e 18 meninos respectivamente, a 1 de Setembro de 2004.

Em Janeiro de 2005 surge a oportunidade de alugar 2 grandes espaços, permitindo deste modo, melhorar grandemente as condições físicas em que prestávamos os nossos serviços, já que os equipamentos que possuíamos precisavam constantemente de reparos imediatos e de adaptações constantes.

Estamos a falar do nosso ATL que funcionava em 3 apartamentos muito antigos e da nossa Pré (salas de 4 e 5 anos) que funcionavam num equipamento com muitos anos e a precisar de constantes reparos e adaptações.

Apesar de não ser por estas condições atrás nomeadas, também tivemos de largar um outro equipamento que reunia melhores condições físicas que as relatadas – Rua Batista Pereira - mas que por aumento da capacidade de resposta nos novos equipamentos não havia necessidade de manter o mesmo já que os custos totais das rendas (do aluguer dos equipamentos) eram de um valor bastante elevado para uma instituição deste cariz.

No entanto por considerarmos as condições físicas serem essenciais para a prestação dos nossos serviços, já que a construção das nossas próprias instalações ainda não passavam de uma intenção devido a todos os condicionalismos inerentes a um processo tão complexo quanto esse, a Associação "lançou a mão" e procurou assim oferecer as melhores condições possíveis, quer aos seus utentes, quer aos seus trabalhadores.

A 26 de Abril de 2005 iniciamos a prestação dos nossos serviços nos 2 novos equipamentos: António Aleixo e Largo do Forte. Para que tal fosse possível foram feitas obras em ambos os espaços de forma a readapta-los para a nossa atividade.

Até ao momento, continuamos a proceder a pequenos reparos que vão surgindo e a melhorar as estruturas dos equipamentos de forma a torna-los o mais funcionais possíveis.

No entanto uma boa nova, em finais de Dezembro de 2008 nos faz continuar a lutar pelas instalações de que há tanto tempo ansiamos: finalmente ganhamos a candidatura ao financiamento da tão esperada sede, ao concorrermos ao programa Rede de Alargamento do Pré-Escolar do Ministério de Educação. Foi construído de raiz um novo equipamento com 5 salas de pré-escolar, sala polivalente, serviços administrativos, cozinha, refeitório e parque infantil exterior. Abrimos o equipamento no passado dia 16 de Setembro de 2010.

Neste momento encontra-se em pleno funcionamento, com 4 das 5 salas existentes, lotadas de meninos. Os serviços administrativos/coordenação/gabinete psicologia, serão transferidos em breve.