Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca

• Maria Fernanda Gomes - 1º Vogal Suplente
  • José Neves - 2º Vogal Suplente

História

A Misericórdia de Alverca é uma Instituição secular, constituindo-se como a mais antiga Associação Alverquense. Lançada a 1ª pedra em 1583, só foi inaugurada em 1597, mantendo durante mais de três séculos a designação de Santa Casa da Misericórdia de Alverca.

Possuía uma Igreja, depois transformada em "Sala de sessões", um pequeno hospital e albergaria para peregrinos. Paralelamente, praticava obras de caridade (donativos, alimentos, roupas, medicamentos, etc.).

Vivia de legados, foros, esmolas e donativos diversos, sendo administrada por uma Irmandade.

Após a implantação da República, em 1910, os bens das Instituições Religiosas começaram a ser confiscados.

Por esse motivo e por ordem do Administrador do Concelho, esses bens tinham que ser incorporados no Hospital Concelhio a constituir em Vila Franca de Xira.

Em 1914, os irmãos da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, naquilo que consideraram ser a defesa dos seus interesses em particular, e de Alverca em geral, para evitar que os seus bens fossem entregues, deliberaram transformar a Santa Casa em Associação e, assim, com uma nova organização, fundaram em 1915, a Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca, tendo sido então elaborados os respetivos estatutos e angariados os sócios necessários ao bom funcionamento da mesma.

Em 1916 foram então eleitos os Corpos Gerentes, passando todos os bens da extinta Irmandade da Misericórdia para a Associação.

Mais recentemente, a Igreja funcionou (por cedência) como escola, Junta de Freguesia, câmara ardente e sala de convívios diversos (palestras, exposições, etc.), e nas restantes instalações funcionou um posto de socorros.

Em 1980, foi criado o "Centro de Dia de Apoio à Terceira Idade" e, posteriormente, o Serviço de Apoio Domiciliário, valências estas que aí se mantiveram em funcionamento, até a sua transferência para as novas instalações (23 de Setembro de 2002).

Em 1984 (27 de Janeiro), face às exigências impostas pela legislação que regulamentava o funcionamento destas Instituições, no sentido da atribuição do estatuto de IPSS, foi realizada a escritura de alteração dos estatutos, com o consequente registo da Associação na Direção Geral de Ação Social, culminando assim o processo de atribuição do supracitado estatuto e renegociação dos Acordos de Cooperação estabelecidos com a Segurança Social.

Mantinha um serviço de atendimento apenas nos dias úteis, com o fornecimento de almoços e lanches, nas instalações do Centro, a um universo de 95 utentes, bem como no exterior, a 30 utentes, em termos de Apoio Domiciliário.

Complementarmente, desenvolvia uma componente lúdica e cultural, no sentido do entretenimento dos utentes.

Os anos de 1998/99 constituem, pode dizer-se, os anos do início da viragem da Associação no que ao seu redimensionamento e resposta social se referem.

A Direção então em exercício, aproveitando um conjunto de fatores, após negociações com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para a cedência, em direito de superfície, do espaço necessário à implantação, lançou a concurso o projeto de construção do edifício onde atualmente funciona a nova sede da Associação, dimensionado para o alargamento do apoio que então vinha prestando à comunidade, e que se traduziu na implementação da valência de Lar, com capacidade para 64 residentes.

Criadas que foram também as condições para a instalação de uma zona de lazer (jardim), com uma segunda cedência do terreno também, em direito de superfície pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foram os Corpos Gerentes, eleitos em Dezembro de 2001, que procederam à transferência dos serviços da Rua Miguel Bombarda para a Quinta de N. Sra. da Graça e do Choupal e consequente início da nova e importante fase da vida desta secular Instituição da cidade de Alverca do Ribatejo.

Inaugurado em 26 de Outubro de 2004 e colocado à disposição dos utentes, familiares e até dos residentes da zona, o jardim é uma realidade que se constituiu num forte contributo para a qualidade do serviço a prestar à comunidade.

Para além da referida capacidade do Lar (64 residentes, que ocupam quartos de apenas duas camas cada), apoia também, durante os sete dias da semana, 55 utentes na valência de centro de dia, bem como 30 no serviço de apoio domiciliário.

Possui um serviço de lavandaria moderno e bem equipado, destinado não só ao apoio interno, mas também a sócios, reformados e população em geral.

Toda esta realidade é apoiada por 78 colaboradores das mais diversas categorias profissionais, abrangendo técnicos, administrativos, ajudantes de ação direta e auxiliares, motoristas e outros serviços de apoio; mantém ainda, em regime de avença, a colaboração de um dietista, dois clínicos gerais e três enfermeiras.