Nítida Curiosidade - Associação (Associação Ativatejo)

ativaxira.logo

Esta associação surgiu da ideia de 4 jovens do concelho que pretendem dinamizar as localidades devido à pouca oferta em várias áreas.

Os fundadores são formados nas áreas de Educação e Desporto, sendo o resto dos constituintes uma equipa multidisciplinar, em que têm como objetivo recuperar práticas antigas e a divulgação das culturas, hábitos, tradições locais através de dinamizações variadas como animações, formações e até a participação, interação e cooperação de pessoas fora da associação.

Deste modo, sentimos importante proporcionar atividades em várias localidades e espaços sociais de Vila Franca de Xira. Pretendemos realizar várias ações para vários públicos (crianças a idosos, em contexto escolar ou de lazer).

Tendo em conta as diversas parcerias (câmara, junta, comerciantes locais, empresas, associações, etc.), o objectivo é envolver de um modo interactivo as várias instituições e assim tornar o projeto aliciante e dinâmico de modo promover a criatividade, interactividade, contemporaneidade e tradição.

Legalizada no dia 8 de Março de 2018 na Conservatória do Registo Predial/Comercial de Vila franca de Xira pelas 14.31 com o nome de Nítida Curiosidade – Associação, através do modelo de Associação na Hora.

Através da tomada de posse e respectiva ata dos órgãos sociais, a Associação foi constituída em 9 de março de 2018 pelas 18:30.

O nome Nítida Curiosidade será alterado para ATIVATEJO devido a no ato de inscrição no notário ser impossível escolher o nome.

A Associação tem 4 áreas distintas onde pretende atuar:

• ANIMATE (animação)
  • CULTIVATE (cultura)
  • ATIVATE (atividade física)
  • ASSOCIATE (projecto social)

A Associação já realizou 2 iniciativas:

• dia 25 de março – oferta de alimentos e roupa à Cáritas (e possível parceria)
  • dia 2 de junho – animação (jogos tradicionais, fantoches, insufláveis,balões, oferta de brinquedos e música) no Dia da Criança no parque desportivo de Povos (parceria com Ases de Povos)