Grupo Desportivo de Santa Eulália

gdse.logo

O Grupo Desportivo de Santa Eulália foi fundado no dia 15 de Setembro de 1960.

A sede no princípio era na casa de um dos seus fundadores, passando depois para uma casa arrendada.

Ao longo da sua existência foram vários os eventos levados a efeito pelos elementos que compuseram as diversas direções.

Nos primeiros tempos foram realizados jogos de futebol, (em que o campo era feito numa terra de cultura de milho, que após a colheita do mesmo, era marcado para servir de "estádio" de futebol) com equipas das diversas aldeias da freguesia de Vialonga, assim como com equipas de outras freguesias.

Em 1973 foi realizada a primeira Festa Anual, que desde essa data, não mais deixou de se fazer, para gáudio dos habitantes de Santa Eulália e dos muitos forasteiros que nesses dias a visitam.

Ao longo dos anos e com a evolução dos tempos deu-se início à construção do campo de futebol no ano de 1970, cuja inauguração ocorreu no ano de 1974.

Depois de organizar e participar em torneios de futebol de 11, o Grupo Desportivo no ano de 1979 filia-se na Associação de Futebol de Lisboa e participa durante 8 épocas consecutivas no campeonato distrital com uma equipa de seniores, vindo ainda posteriormente a participar com uma equipa de iniciados.

No ano de 1985 inicia a construção da sala de espetáculos com 240 m2, onde têm sido realizados vários eventos de ordem lúdica tais como: bailes, noites de fado, festas, etc.

Nos anos seguintes o Grupo Desportivo participa também nos jogos da freguesia (Vialonguíadas) e num Xira 2000.

Em 1996 foi fundado o Rancho Folclórico que tem percorrido um pouco de Portugal, dando a conhecer a outras populações um pouco dos usos e costumes da região, quer a nível de trajes, danças e cantares. Além de terem participado em vários festivais de folclore, organizam também um Festival no qual têm participado ranchos de renome.

No ano de 2000 participa com uma equipa de futebol 11 no campeonato da 3º Divisão INATEL.