Grupo Dadores de Sangue de Vialonga

gdsv.logo

O Grupo Dadores de Sangue de Vialonga, foi fundado em 23 de Março de 1977 por um grupo de amigos, alguns dos quais eram dadores de sangue, que frequentemente eram solicitados para prestarem a sua dádiva. Cansados e esgotados, procurando junto de outros amigos, não dadores, a sua colaboração incentivando-os à dádiva e na procura de novos dadores. Criou-se então uma comissão que ia fazendo contatos e convites para a dádiva, procurando a mesma esclarecer que, em princípio se procuraria satisfazer as necessidades da freguesia. Num curto espaço de tempo esta ideia foi ultrapassada, pois começaram a ser solicitados fora da freguesia.

O número de dadores foi aumentando, colaboradores foram aparecendo, principalmente na área material. Foram cedidas as instalações do 1º andar da antiga Escola, pela Junta de Freguesia, para ali instalar a sede, embora pequena, ainda tiveram que ceder parte aos "Reformados" mantendo-se ainda hoje as velhinhas instalações como sede.

Assim, se foi mantendo esta comissão, cuja tarefa era angariar mais dadores, mais colaboradores, efetuar contatos com os dadores aderentes para irem efetuar as suas dádivas quando solicitados, organizar uma ou duas vezes por ano almoços de convívio, afim de se angariar fundos monetários para subsidiar as viagens aos dadores, quando estes vão fazer as suas dádivas benévolas.

Subsídios oficiais não tinham, os próprios dadores colaboravam monetariamente nos ditos almoços e outros colaboradores ajudavam, quer materialmente, quer no campo monetário. Mais tarde, passados alguns anos, a Junta de Freguesia começou por dar um subsídio anual, dentro das possibilidades que decerto vem dispondo. As solicitações não param, começa a ser difícil para a comissão, porque todos têm ou tinham a sua vida particular, assuntos a resolver, não podendo dar resposta satisfatória às solicitações que lhes eram feitas.

Tendo alguns sindicatos nos seus estatutos o pagamento do dia da dádiva, e havendo patrões a não cumprir, alguns dadores começaram por ir aos hospitais aos sábados, dias de férias ou quando tinham outra disponibilidade, efetuar o depósito de sangue em nome do grupo. Ora, o grupo oficialmente não era conhecido, um ou outro hospital não ligava. Alguns dadores começaram a ficar desmoralizados. Em contacto com outros grupos, com a FEPODABES - Federação dos Grupos Dadores de Sangue, concluíram que o melhor seria oficializar o grupo, criando estatutos, e uma direção. E assim em Junho de 1996 foram aprovados e registados os estatutos do Grupo Dadores de Sangue de Vialonga, no notariado de Vila Franca de Xira.