O IV Seminário do Associativismo do Concelho de Vila Franca de Xira, decorreu no passado dia 7 de fevereiro de 2015 na "Fábrica das Palavras" com assinalável êxito.

Sob o tema "Associativismo e Juventude – Desafios e Atitudes", o seminário contou com a presença de cerca de 60 participantes, salientando-se as intervenções no Painel "Iniciativa Jovem – Exemplos", que demonstraram a riqueza e criatividade das diversas associações intervenientes no desenvolvimento da sua atividade, revelando, desta forma, que a aposta na capacidade de concretização dos jovens é, de certo, uma mais valia para a continuidade e promoção do movimento associativo.

No âmbito do "Open-Call", salienta-se ainda o papel importante do Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, em estreita colaboração com o Clube "Mentes Empreendedoras", que demonstraram a importância de acompanhar e incentivar os jovens na concretização das suas ideias e projetos, através das intervenções dos seus alunos.

O Debate, moderado pelo jornalista Bruno Ferreira e chefe do Agrupamento do CNE 773 da Póvoa de Santa Iria, contou com as intervenções de Luis de Carvalho da ADN – Ações Dinâmicas com Nexo e Ana Zilda Silva do Projeto "Poder (ES)Colher" , na área da Intervenção Social; de Nuno Tavares Chefe do Agrupamento do CNE 317 de Alverca, na área da Educação para a Cidadania; de Ana Rita Nunes – mentora do Clube "Mentes Empreendedoras" na área da Inovação e Empreendedorismo; de Pedro Leitão do Alhandra Sporting Clube – Triatlo na área dos Jovens e Desporto e de Telmo Julião do MICA – Movimento de Intervenção Cultural e Artística na área da Intervenção Cultural.

O período da manhã foi dedicado à realização dos workshops subordinados aos temas "Marketing Associativo" e "Captação e participação Juvenil", dinamizados pela Federação Nacional das Associações Juvenis e Associação Juvenil de Deão, respetivamente.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira agradece a colaboração e participação de todos os intervenientes, nomeadamente a ANIMAR, co-organizadora da iniciativa, aos oradores convidados acima mencionados e ainda a colaboração do Gruta Forte – Grupo de Teatro Amador do Forte da Casa e do Ateneu Artístico Vilafranquense parceiros na concretização dos momentos de animação.

Workshop
"Marketing Associativo"
Formador
Ricardo Sousa (Federação Nacional das Associações Juvenis)