A formação é um pilar importante da capacitação dos dirigentes e organizações, tendo sido identificadas diversas áreas em que os dirigentes e associações mais podem progredir, tornando-se mais eficientes, dando assim melhor respostas às comunidades em que se inserem.

O programa de formação desenvolvido pelo GAMAJ em parceria com outras entidades, vai incluindo em cada ano novos módulos, por forma a diversificar a oferta e atrair todos os tipos de associações e dirigentes, mantendo simultaneamente alguns módulos-base (Gestão Financeira, Metodologias e Concessão de Projetos, etc.) como oferta permanente, indo ao encontro da procura e das necessidades que se têm sido identificadas por parte das Associações.

No início de cada ano, após definição dos temas, datas e locais das ações, são as associações informadas, para que procedam à inscrição dos seus dirigentes nos módulos pretendidos, e que mais se adequem à área de atividade de cada associação.

Nesse quadro, desde 2008, o Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo e Juventude (GAMAJ), em parceria com a ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, tem vindo a realizar de forma programada um conjunto de ações no Concelho de Vila Franca de Xira.

Em 2012, o GAMAJ, na continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que diz respeito à aproximação ao movimento associativo e à capacitação dos dirigentes associativos do concelho, levou a cabo um conjunto de ações que tiveram por base uma nova metodologia e novos módulos, com o propósito de ir ao encontro das necessidades formativas das várias coletividades, bem como, envolver ativamente e reforçar a partilha e a cooperação das associações das várias freguesias.

Programa de formação e capacitação de dirigentes associativos - 2012

Programa de formação e capacitação de dirigentes associativos - Balanço 2008/2012