Associação Projecto Jovem

apj.logo

A Associação Projecto Jovem, adiante designada por APJ é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS- sem fins lucrativos, sedeada em Vialonga, Concelho de Vila Franca de Xira. Criada em 1987, esta Instituição tem como objetivo major a contribuição para a plena integração da pessoa portadora de deficiência mental e/ou motora, desenvolvendo assim atividades que, visem cumprir este objetivo geral, nomeadamente:

  • A valorização sócio profissional dos clientes e sua participação ativa na vida da comunidade;
  • O apoio ocupacional protegido;
  • O acompanhamento e solidariedade ativa com as respetivas famílias.

Para a realização destes objetivos foram concedidas as seguintes valências:

  • Serviço de acolhimento, avaliação e orientação profissional;
  • Departamento de formação profissional;
  • Serviço de encaminhamento e colocação profissional;
  • Departamento integrado de emprego protegido;
  • Departamento de ocupação diurna;
  • Departamento de internamento temporário;
  • Serviço de acompanhamento familiar.

A organização e funcionamento dos diversos serviços e departamentos constarão no Regulamento Interno elaborado pela Direção.

No que concerne ao Departamento de Ocupação Diurna, ou seja, à valência de Centro de Atividades Ocupacionais, esta acolhe diariamente 30 jovens portadores de deficiência mental e/ou motora com idades compreendidas entre os 16 e 50 anos. O objetivo major desta valência prende-se com proporcionar aos seus clientes uma maior e melhor qualidade de via, promovendo a sua autonomia diária, desenvolvendo as suas capacidades e aumentando as suas competências ao nível das tarefas da vida diária. Estas atividades são desenvolvidas nas várias oficinas de trabalho que a nossa instituição dispõe, tais como a oficina das Artes, Costura, Informática e Restauração. Ao nível da atividade física é proporcionado a estes jovens várias atividades como a Hidroterapia, Hipoterapia e Reabilitação psico-motora.

Relativamente ao Departamento de Formação Profissional, este visa proporcionar aos clientes da Instituição uma valorização sócio profissional através de todo um Treino de Promoção de Competências Pessoais e Socias, bem como nas áreas de formação que posteriormente irão desenvolver nos locais de estágios. Em suma o objetivo geral deste departamento prende-se com a integração destes jovens na sociedade e no mundo do mercado de trabalho ao Abrigo da Lei do emprego protegido.
No que diz respeito ao Serviço de acompanhamento familiar, este assenta na recolha de informação face às necessidades das famílias, tentando assim colmatar as lacunas e apurar todo o tipo de situações legais e de direitos que estas possam usufruir face à incapacidade dos seus dependentes portadores de deficiência.

Assim sendo a APJ dispõe de toda uma equipa multidisciplinar que acompanham estes jovens nos vários tipos de intervenção tais como a Psicologia, Neuropsicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Animação Sócio Cultural e Desenvolvimento Comunitário.

A nossa Instituição dispõe ainda nas suas instalações uma Sala de Snoezelen, para os nossos clientes e aberta também à comunidade, onde através desta sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Outro dos projetos, num futuro próximo, será a criação de um Lar Residencial para estes jovens, nas nossas instalações.