Associação de Cultura, Recreio e Desporto de À-dos-Bispos

acrdadb.logo

A associação de Cultura, Recreio e Desporto de Á-dos-Bispos foi fundada a 1 de Junho de 2002, com o fim de desenvolver na localidade atividades de caráter desportivo, cultural e recreativo e de forma a incentivar à formação cívica dos seus sócios em particular e da população em geral, de acordo com os direitos dos cidadãos e da sociedade.

De ressaltar também o facto, de na localidade de Á-dos-Bispos não existir anteriormente, nenhum espaço equivalente a esta coletividade e que a constituição da mesma a partir do ano 2002, veio colmatar uma lacuna a nível de associação de convívio e recreio.

A ACRD de Á-dos-Bispos tem "sobrevivido" até aos dias de hoje basicamente com a cotização dos seus associados, os quais já ultrapassam o número de 340, e também de alguns eventos que ao longo do ano realizamos.

Neste momento existem na associação três secções, nomeadamente Secção de Pesca, Secção de Teatro e Secção de Ginástica.

Teve também esta associação, a funcionar durante alguns anos uma secção de Futebol infantil / veteranos que veio a terminar a sua atividade por falta de uma viatura de transporte de crianças, conforme obriga a lei em vigor.

A secção de pesca realiza durante o ano inúmeras atividades e participa também em muitas outras realizadas pelas coletividades do nosso concelho e fora dele, criando assim, um laço de amizade com as mesmas através da pesca desportiva. Este ano pela primeira vez, realizam uma prova a que se deu o nome de " Convívio de Inverno de Pesca Desportiva". Em Fevereiro começa o 9º "Campeonato Inter-Sócios". Em Junho realiza-se a Prova " Convívio das Lezirias – José Mendes", o qual homenageia o sócio falecido José Mendes, e no mês de Outubro o " Grande Concurso de Pesca Desportiva", sendo este uma referência na pesca a nível nacional, trazendo sempre um grande número de participantes à associação. Esta secção termina a sua atividade anual com o almoço de Natal.

A secção de ginástica feminina, funciona duas vezes por semana, e tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e mental. Tem como base as seguintes atividades: aeróbica, step, pilates e ginástica localizada e de manutenção.

A secção de Teatro é uma secção já com 4 anos, que começou por realizar uma peça com crianças e depois passou a constituir-se apenas por adultos, tendo as crianças apontamentos ocasionais.

É constituída por 19 pessoas que dedicam o seu tempo livre à realização de uma peça anual e que numa primeira instância a apresentam na localidade da nossa associação, para posteriormente a levarem a várias coletividades dentro e fora do nosso concelho.

A associação recebe também durante o ano, outros grupos de teatro, que nos dão a honra de proporcionar uma noite diferente aos sócios e população em geral.

O bar é já uma referência na zona, evidenciando-se como um espaço de convívio e confraternização e pelos seus petiscos, que chamam pessoas de outras localidades.

Junto a este bar existe uma sala de jogos, que possibilita a muitos dos associados, um espaço de lazer e de entretenimento.

A direção da associação realiza ao longo do ano várias atividades, tais como: Bailes, Vacada, Noites de Fados, Quermesses, Tardes Juvenis e Infantis, constituídas por diversas atividades, como por exemplo, gincanas, caças ao tesouro, pinturas e jogos tradicionais.

Estes eventos têm o seu ponto alto no aniversário, que se realiza no primeiro fim-de-semana de Junho.

Tem esta associação sede na Rua Rafael Bordalo Pinheiro (Junto ao Parque Infantil), A-dos-Bispos, 2600-306 Vila Franca Xira, a qual apesar de ainda apresentar ainda inúmeras carências, tem vindo a ser melhorada com o esforço da direção atual, direções anteriores, assim como a ajuda de alguns sócios e entidades exteriores.

Resta dizer, que neste momento, o maior objetivo é ver realizado o que ainda o que não foi possível na anterior direção: passar de esboço a projeto e de projeto a empreendimento as novas instalações da ACRD de Á-dos-Bispos.

Espera-se que brevemente o sonho passe a realização, e que se possa continuar a trabalhar pelo bem da comunidade.