A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tomou a decisão de atribuir apoios financeiros extraordinários ao Movimento Associativo concelhio, dirigidos a entidades das áreas Social, da Cultura e do Desporto que têm parcerias com o Município no âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA). No contexto da pandemia provocada pelo Coronavírus – COVID-19, esta medida tem o objetivo de contribuir para a sustentabilidade destas instituições e zelar pela manutenção de postos de trabalho. São 80 as instituições abrangidas, num montante global de apoio municipal de 155 mil euros.

No caso do movimento associativo solidário sem fins lucrativos, foi atribuída uma verba extraordinária de 56 mil euros para 26 instituições. A mesma será aplicada a entidades de apoio a atividades de natureza social dotadas de interesse público Municipal, que promovam a saúde e prevenção de doenças, bem como a instituições de prestação de serviços e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade – potencialmente mais afetadas pela crise sanitária que estamos a viver.

Na Cultura o montante total atribuído é de 24 mil euros, para 27 instituições e seis tipologias de atividade. São elas: música popular, bandas filarmónicas, grupos de teatro, grupos musicais juvenis (orquestra e coro), grupos corais e folclore.

No Desporto a contribuição excecional tem o valor de dez euros mensais por cada atleta federado que integre a respetiva instituição. Receberão este apoio 27 instituições de atividades desportivas.

No contexto de excecionalidade que atravessamos, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem vindo a adotar medidas extraordinárias de apoio, cujas principais prioridades se prendem com o apoio à população em situação de maior fragilidade e vulnerabilidade, bem como com a preservação e manutenção do maior número possível de postos de trabalho do Município. São medidas de promoção e salvaguarda do bem-estar dos cidadãos e das instituições vila-franquenses, que também procuram assegurar a continuidade do normal funcionamento da comunidade na fase pós-pandémica.