AAVFX - Atletismo de Vila Franca de Xira

O Grupo dos Amigos do Atletismo de Vila Franca de Xira (GAAVFX) foi constituído por escritura pública em 8 de Setembro de 1986.

O Presidente da primeira Comissão Administrativa foi António Soares Maganão, um dos grandes impulsionadores da ideia. Ele viria também a ser o primeiro Presidente do Clube, eleito em Assembleia-geral no dia 25 de Setembro de 1986.

Nessa altura tinha como principal objetivo a prática do atletismo pelos seus sócios, numa vertente acentuadamente competitiva.
Depois de durante muitos anos ter contado com a ajuda de um sócio fundador na cedência de instalações para sede e reuniões, em 1997, o pelouro do desporto da Câmara Municipal, disponibilizou uma pequena casa, contígua aos nossos balneários, no jardim municipal.

Com o andar dos anos, cimentou-se a vocação dos seus atletas para a vertente manutenção e preparação física naquela modalidade, quase essencialmente adultos (seniores e veteranos) associando o convívio e o lazer que as deslocações proporcionam. Por outro lado tem servido para reforçar laços de amizade entre sócios e amigos.

Como todos os clubes, tem passado por fases de maior e menor número de sócios. Chegou a ter mais de 80 sócios.

Em 2011 o GAA VFX tinha 46 sócios, a maioria a praticar desporto e a competir com regularidade.

A participação dos seus atletas em dezenas de provas ao longo de todo o país, tem servido para levar o nome do clube e da cidade, com a alegria e simpatia que é caraterística dos seus atletas.

Destaque para a participação em mais de sessenta maratonas nacionais e internacionais, algumas completadas em menos de 3 horas.

Embora com menor significado numérico, tem havido um grupo de atletas, que treinam e participam em competições nacionais e algumas internacionais na modalidade de duatlo e triatlo. Também aqui, a faceta da prática do desporto de manutenção e espírito de lazer não tem colocado de parte a faceta competitiva, pois alguns desses atletas têm obtido classificações de pódio, em provas regionais e nacionais, sobretudo na categoria de veteranos.

Destaque para a participação em diversos Ironman, nacionais e internacionais.

No ano de 2011 e com o objetivo de potenciar todo um trabalho que vem sido desenvolvido nas Piscinas Municipais de Vila Franca de Xira foi formada a secção de Natação. Esta secção desenvolve a sua atividade em 3 frentes:

  • participando em provas oficiais da Federação Portuguesa de Natação, no distrito de Lisboa.
  • participando em provas organizadas pela Fundação Inatel, também na área de Lisboa.
  • participando em torneios de preparação extra competição.

O GAA VFX organizou durante vários anos, com a colaboração da Câmara e Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, uma prova designada de "15 Kms de VFXira", a mesma chegou a ter algum significado no âmbito das provas populares de atletismo regional e mesmo nacional. A última edição realizou-se em 1997.

Também em conjugação e com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, tem vindo a organizar provas de atletismo destinadas a crianças e jovens, com o objetivo de os despertar e sensibilizar para a prática desportiva em geral e para a corrida em particular. A última edição realizou-se em 2010. Também tem sido hábito a participação, nesses eventos de bastantes atletas de desporto adaptado.

De igual modo, com o apoio e colaboração da Câmara e Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e da Federação de Triatlo de Portugal, organizou um encontro nacional de Duatlo Jovem, além de um triatlo local.

Em 2011 organizamos o 1º aquatlo jovem do GAA VFX, em conjunto com a escola de natação da Câmara Municipal.

Em conjunto com o Clube Desportivo da Portugal Telecom organizou alguns passeios de BTT para jovens.

No domínio das iniciativas/treinos dirigidas aos mais jovens, elas têm sido pontuais, pois não resultam de treinos orientados e sistematizados. No entanto, tem havido uma participação dos filhos dos atletas, sócios e amigos, em muitas provas e encontros de atletismo, duatlo e triatlo para crianças e jovens, em todo o país, por vezes com obtenção de destaques classificativos (pódio). De destacar a participação no encontro internacional de duatlo em Vila Franca de Xira e no País Basco. Em 1997, o clube participou no VFX2000 na modalidade de atletismo. Em 1997/8/9 inscreveu e participou com uma equipa, na categoria de iniciados, na modalidade de futebol de 5, também no VFX2000.